Seguidores

segunda-feira, 26 de março de 2018

ALGUNS DESEJOS DISFARÇADOS TEM SUAS REPRESENTAÇÕES


Por Verluce Ferraz

A flor de Liz representa ambos os sexos; de modo que o assunto exige certa cautela à interpretação da simbologia. Havia certo talento em Lampião à escolha de símbolos para seu uso pessoal e dos componentes de seus grupos. 


No chapéu usava a flor de Lis e moedas, nas roupas muitos bordados de figuras geométricas entre motivos florais. Vinha das lembranças particulares, a escolha. Os poderes mentais isolados, símbolos e objetos fetichistas, eram duplicados ou multiplicados, para atender aos próprios gostos e dos componentes dos bandos. 


Tendo assim descoberto um modo de representação adotado pelo seu estilo, poderemos tentar utilizar a mesma chave para identificar o significado de sua obra romanesca em seu amor secreto inconsciente, na letra da música endereçada às mulheres trazendo-as de volta à sua vida: a mulher rendeira. Essa música representa a sua atividade romanesca que nem ele próprio conseguiu interpretar. 


Lampião simpatizava com o ofício das rendeiras para colocar-se no lugar das mesmas. Nessa interpretação de amor secreto é ainda apoiada na letra da música que o coloca entre o compositor e pelo amor atribuído a uma outra mulher. Maria de Déia justifica o ingresso das mulheres no cangaço de modo que há de surpreender, no futuro, a permanência dela no grupo...

Verluce Ferraz

https://www.facebook.com/psicologiadocangaco/photos/pcb.620369481643562/620358808311296/?type=3&theater&ifg=1

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário