Seguidores

segunda-feira, 26 de março de 2018

O OLHO CEGO DO CAPITÃO. LEUCOMA.


Por Geraldo Júnior

Doença que acometeu o cangaceiro Virgolino Ferreira da Silva "Lampião" durante grande parte de sua vida e que acabou se tornando uma de suas "marcas registradas".

Vamos conhecer alguns detalhes sobre essa doença.

Leucoma é uma opacidade corneana quando a córnea toma aspecto branco em toda sua extensão ou em parte.

O leucoma pode ser congênito ou se desenvolver após doenças infecciosas, principalmente herpes ocular ou traumas. Além disso, o leucoma é uma opacidade que pode se localizar centralmente e também provocar alterações na curvatura corneana, diminuindo a visão.

No ano de 1925 durante um confronto em solo pernambucano contra Forças Volantes um tiro disparado pelo Nazareno David Jurubeba atingiu um pé de uma cactácea conhecida como quipá e os estilhaços dessa planta atingiram o olho direito de Lampião já acometido pelo leucoma, causando a cegueira definitiva do seu olho direito.

As imagens anexadas a essa matéria apresentam alguns exemplos dessa doença que tanto incomodou e tirou o sossego do Rei do Cangaço e certamente auxiliará os estudantes do assunto a compreenderem a causa e conhecer o real aspecto do olho esbranquiçado do Capitão Virgolino Ferreira da Silva "Lampião".

Fonte das informações: Blog Óculos e Wikipédia.

Adendo: Geraldo Antônio de Souza Júnior

https://cangacologia.blogspot.com.br/2018/03/leucoma.html?spref=fb

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário