Seguidores

quinta-feira, 22 de março de 2018

COMO VOCÊ VÊ?


Por Ivone Boechat

Clarisse Lispector diz: “Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar”. 
A forma como a pessoa vê varia de acordo com a educação e a situação emocional, espiritual, social. Isto significa que se pode aprender a ver. A gente inicia a vida vendo com os olhos dos outros: dos pais, dos educadores, da igreja, da mídia.O ambiente em que se vive, a educação, a maturidade, a informação, o exemplo, vão capacitando o ser humano para mobilizar a inteligência do olhar.
Dizem que “os olhos são as janelas da alma”.  Os olhos são as janelas por onde se codificam as experiências da vida... A pessoa será ou não feliz dependendo da interpretação que ela dá aos fatos. “Se teus os olhos forem bons”...
Conta-se que um jornalista saiu à procura de algo fantástico para registrar no Jornal de maior circulação do seu país. Nem chegou a andar muito e viu as escavações grandiosas de uma obra. Chegou bem perto de um operário e perguntou-lhe:
- O que é isto? E o homem, mal humorado, suando muito, disse: - Não vê que estou preparando um túnel para passar tubulações de esgoto?
O jornalista andou um pouquinho mais e viu outro operário trabalhando na mesma obra, assoviando. Aproximou-se dele e viu que ele trabalhava de bom humor e perguntou-lhe o que é isto? E o homem disse animadamente:- Estamos preparando a estrutura, onde vai se erguer um gigantesco e maravilhoso shoping.

Fernando Pessoa, diz que “o mundo não é como você vê. O mundo é como você é.” Em versos, ele define a importância do olhar:

“Onde você vê um obstáculo,
alguém vê o término da viagem
e o outro vê uma chance de crescer.
 Porque eu sou do tamanho do que vejo.
  E não do tamanho da minha altura”.

A forma como uma pessoa olha o outro revela não somente o seu grau de espiritualidade, revela a escolaridade e os efeitos do vírus da inveja que se alojou no seu interior. A maior cegueira do ser humano é causada pela contaminação por inveja que é capaz de distorcer imagens, pessoas, fatos, circunstâncias.

Depois de um dia muito cansativo Jesus chegou a Betsaida; e trouxeram-lhe um cego, e rogaram-lhe que o tocasse.E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa.
E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam. Marcos 8:22-24
Para aquele cego de Btsaida ser curado Jesus cuspiu-lhe nos olhos, mas por analfabetismo visual, ele via as pessoas “como árvores que andam”. Com certeza, as primeiras lições foram dadas: o Mestre ensinou aquele homem a olhar, mas sobretudo, o capacitou a ver.

Ivone Boechat

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário