Seguidores

sexta-feira, 23 de março de 2018

CHICO DOIDO

Por Cicero Aguiar Ferreira

Vendo um vídeo de uma aula espetáculo do grande brasileiro Ariano Suassuna, onde ele dizia ter uma grande admiração por doidos, pela forma original que os doidos enxergam a vida, me veio à lembrança de CHICO DOIDO. No final dos anos 70 início dos anos 80 apareceu na ribeira do Tamboril São José do Belmonte-PE, um andarilho que atendia pelo nome de Chico, por ter problemas mentais logo os moradores da localidade começaram a chama-lo de “Chico doido”, claro, por motivos óbvios, na presença dele chamavam apenas de Chico. José Pereira de Aguiar (Dedé) ao ver Chico vagando pela ribeira levou para sua residência, onde por alguns anos ficou morando. Chico doido gostava de ficar sentado junto a uma janela na casa de Dedé, vez por outra tocava um reco-reco confeccionado de madeira e uma mola de aço. Ele era daqueles doidos dóceis, só se irritava um pouco quando a meninada passava na estrada e o chamava de “Chico doido”.

Imagem ilustrativa retirada da internet.

Chico, quando se sentia entediado, pegava seu bisaco de pano e seu reco-reco e caia no mundo, depois de uma temporada longe, retornava para ribeira do Tamboril, para casa de José Aguiar (Dedé). Porém, em um desses retorno, ficou morando na casa de meus pais, da mesma forma ficava sentado perto da janela, observando o movimento das pessoas que passavam na estrada. Naquela época, a passagem de um automóvel era um acontecimento, ou era o carro dos pães de Joaquim Acilon que fazia entrega nas bodegas que existiam ao longo da ribeira, uma delas a de Joaquim Pereira de Aguiar (Tintão) ou um veículo de um morador local transportando um doente para a cidade para se consultar com Sinhorzinho (farmacêutico) no Jati-CE, ou com João Machado (farmacêutico) em Belmonte.

Um dia, como era de costume, Chico arruma seu bisaco e parte para uma temporada fora do Tamboril, porém, desta vez para não voltar, por muito tempo ficou na mente de muitos, o que teria acontecido com Chico doido. Depois de alguns anos se teve a notícia que tinham encontrado o corpo dele sem vida em uma região isolada “travessia” sem casas por perto, provavelmente tenha morrido de cede ou de fome. Muitos moradores do Tamboril e mesmo aqueles que moram hoje em outros lugares, mais que na época residiam naquele lugarejo ou na vizinhança, com certeza lembram-se de CHICO DOIDO. Como bem disse Ariano, todo lugar tem seu bêbado oficial, seu doido oficial, Chico doido a época foi o doido oficial do Tamboril.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1870865756281340&set=a.735921739775753.1073741842.100000738011699&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário