Seguidores

quinta-feira, 29 de março de 2018

SEPULTURA DO ANTIGO CASAL CANGACEIRO MORENO E DURVINHA.


Por Geraldo Júnior

Nesse local estão abrigados os restos mortais do casal cangaceiro Moreno (Antônio Ignácio da Silva) e Durvinha (Durvalina Gomes de Sá), ambos antigos membros do bando de Lampião.

Moreno e Durvinha que fugiram do Nordeste nos primeiros meses do ano de 1940, vieram para em direção ao estado de Minas Gerais, onde residiram em algumas cidades até finalmente se estabelecerem na capital Belo Horizonte, onde terminaram seus dias de vida.


Moreno e Durvinha (1936)


O antigo casal cangaceiro está sepultado no Cemitério da Saudade em Belo Horizonte/MG.

Na fotografia ao lado da sepultura está Neli Maria da Conceição filha do casal que nos acompanhou, prestou toda atenção e nos concedeu entrevista durante visita que realizamos à capital mineira em junho de 2015.


Fotografia registrada durante as gravações do documentário "Os últimos cangaceiros"
de Wolney Oliveira.

A história do casal cangaceiro Moreno e Durvinha é digna de filme hollywoodiano e se vivêssemos em um país sério e comprometido com sua história e cultura, certamente a história desse casal já teria sido repassada para as telas do cinema e da televisão e para as páginas dos livros didáticos escolares, para servir não como fonte de inspiração, mas de conhecimento e aprendizado sobre a real e verdadeira história nacional. Uma história de vida fantástica que aos poucos vai sendo "apagada" e esquecida.

Lamentavelmente.

Geraldo Antônio de Souza Júnior

http://cangacologia.blogspot.com.br/2018/03/sepultura-do-antigo-casal-cangaceiro.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário