Seguidores

quinta-feira, 29 de março de 2018

UM HOMEM ALÉM DO SEU TEMPO!!! ZÉ PEIXE... O PEIXE VOADOR DE SERGIPE!!!


Por Guilherme Machado

Zé Peixe. José Martins Ribeiro Nunes, mais conhecido como Zé Peixe (Aracaju, 5 de janeiro de 1927 - Aracaju, 26 de abril de 2012), foi um prático brasileiro que se tornou uma figura lendária no estado de Sergipe, devido a seu modo incomum de exercer sua atividade...


Um homem franzino, de 1,60m, que se achava uma pessoa simples e igual a todo mundo e não se deslumbrava com seus feitos nem com suas manias e bravuras. Uma pessoa que não gostava de reportagens, pois dizia que não fazia nada diferente dos demais práticos.


Mas fazia sim, o trabalho de um prático é receber os navios em alto mar e os guiar até a atracação no porto e vice-versa, evitando as armadilhas dos canais. Diferente dos demais, Zé Peixe pegava carona nas embarcações e saltava ao mar na chamada Boca da Barra, de lá nadava para uma bóia de sinalização, onde esperava o navio chegar. Depois disso, era içado para assumir a pilotagem e levá-lo até o porto.

Quando o navio saía do porto, era onde Zé conseguia ser ainda mais impressionante. Ele não levava um barco de apoio para retornar a terra firme, como seus colegas de profissão. Ele seguia com o navio até a Boca da Barra e voltava nadando, o que dá 13 km de natação em alto mar.

Mais que um prático, Zé Peixe sempre foi reconhecido por sua enorme bravura e coragem. Alguns grandes fatos marcaram a carreira desse grande homem. Um deles foi quando o navio Mercury estava em chamas em alto mar, vindo das plataformas da Petrobras e com os funcionários a bordo. Zé Peixe chegou ao navio com a ajuda de um rebocador, tomou a cabine e conduziu a embarcação, que poderia explodir, até um local onde todos pudessem saltar e nadar para a terra firma.

https://www.facebook.com/


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário