Seguidores

sexta-feira, 2 de março de 2018

UMA CONSTRUÇÃO DE MUITAS MÃOS

Por Manoel Severo
A terra de Iracema receberá o Cariri Cangaço em abril...

O desafio encantador de construir mais um Cariri Cangaço, sobretudo em nossa casa; Fortaleza, a capital do Ceará, nos enche de entusiasmo. Primeiro definimos o período: Abril, depois chegamos a uma data, 26 a 29, aos temas, aos personagens, aos parceiros, a infraestrutura necessária, os debates, as visitas, os convidados...A programação. Já são mais de 4 meses unindo as ideias, as sugestões, construindo cenários, cuidando de cada detalhe para que nosso encontro possa ser, como todos os outros, momentos de celebração à verdadeira Alma Nordestina.

Daqui até lá vamos passo a passo divulgando tudo o que acontece e que refere a esse que para mim é um dos mais importantes momentos da marca Cariri Cangaço. Definimos uma Comissão Organizadora Local que tem como Presidente a escritora e Conselheira Cristina Couto, presidente da Academia Lavrense de Letras, a seu lado teremos mais uma mulher, Ingrid Rebouças já tão apaixonada pelas coisas de nosso sertão e comprometida como eu, com o sucesso do evento. Além dessas duas sensacionais mulheres, dois mestres: Ângelo Osmiro, escritor, presidente do GECC, vice-presidente da SCGH e o espetacular documentarista Aderbal Nogueira, ambos Conselheiros do Cariri Cangaço, esse quarteto tem a responsabilidade de ao nosso lado proporcionar um Cariri Cangaço inesquecível !

Comissão Organizadora do Cariri Cangaço Fortaleza 2018

Os temas serão 3: Messianismo e Religiosidade, Cangaço e Coronelismo. As bases de nossa programação terão de saída tres ilustre cearenses; Padre Ibiapina, Antônio Conselheiro e Padre Cícero; passando por Virgulino e a polêmica da Patente de Capitão concedida em Juazeiro do Norte, não sem antes trazermos dos tempos de Accioly e Franco Rabelo a grande Sedição. Os coronéis estarão bem representados por uma plêiade de personagens marcantes: Coronel Santana, coronel Izaias Arruda, coronel Gustavo Augusto, Floro Bartolomeu, coronel Cândido Pavão,  Major Zé Inácio do Barro e as não menos espetaculares; Dona Fideralina e Marica Macedo... Então o que nos resta dizer ? O Cariri Cangaço Fortaleza promete mostrar alguns dos principais personagens de nossa historia ao mundo.

Honório de Medeiros, Manoel Severo, Ivanildo Silveira e Nivaldo Pereira

As confirmações começam e a cada dia estaremos divulgando por aqui, um a um. Dessa forma confrades; escritores, pesquisadores, e vaqueiros da historia; de todo o Brasil, se somam a este sentimento forte de construirmos um Cariri Cangaço eletrizante. Iniciamos a semana com confirmações de peso: Jonas Luis da Silva, de Icapuí; o talentoso e inquieto cineasta cearense, diretamente do Jardim do Éden começa a tomar assento em nossa "banca" de conferencistas; logo em seguida do Rio de Janeiro uma das mais brilhantes pesquisadoras do Brasil, a alagoana Luitgarde de Oliveira Barros marca com luxo a segunda confirmação. 

Ainda no mesmo final de semana estivemos em Natal, terra dos reis magos e de lá trouxemos as confirmações dos mestres Honório de Medeiros e Ivanildo Silveira que se somam aos que estarão em nossas mesas de debates, além do pesquisador Nivaldo Pereira.  A cada dia a cada hora estamos convencidos de nossa grande responsabilidade e isso é o que nos faz bem e o que faz nosso olho brilhar, vamos em frente... Sempre. Que venha o Cariri Cangaço Fortaleza 2018.


O cineasta Jonas Luis da Silva, de Icapuí, uma das confirmações do Cariri Cangaço 2018
Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros confirmada para Fortaleza 


De norte a sul a imensa família Cariri Cangaço começa a confirmar presença. Recebemos todos os dias solicitações de informações sobre programação, onde é melhor hospedar, sobre os locais do evento, enfim, sem duvidas cada detalhe esta sendo pensado para proporcionar o melhor para todos, dessa forma após o carnaval teremos todas as informações divulgadas. Avante !

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço
Fortaleza, 08 de fevereiro de 2018

https://cariricangaco.blogspot.com.br/2018/02/uma-construcao-de-muitas-maos-pormanoel.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário