Seguidores

domingo, 3 de junho de 2018

NENÉM DO BAIÃO


Por Lindomarcos Faustino

Nosso eterno rei do baião mossoroense - NENÉM DO BAIÃO - Pobre Mossoró não fez ainda nenhuma homenagem a este filho ilustre de sua terra, alô Câmara Municipal, faça uma homenagem a este cidadão que muitas vezes cantou e encantou no Mossoró Cidade Junina.

ADENDO NENÉM DO BAIÃO


Por Kydelmir Dantas

Edmundo Maria do Nascimento (1941-2011) – Segundo ele, começou sua vida de sanfoneiro com o nome de Neném do Rojão, porém após apresentar-se ao lado do seu ídolo maior, teve seu nome artístico trocado para Neném do Baião, dado pelo próprio Luiz Gonzaga, era um mossoroense apaixonado por forró, e admirador de o Rei do Baião.

Foi componente na primeira formação da Orquestra Sanfônica Otaviano Pinto, nos anos de 1999 e 2000; conforme o Maestro da sanfônica, sanfoneiro e compositor Cláudio Henrique: “Neném foi, sem dúvidas, uma das figuras mais relevantes e expressivas da arte folclórica-musical mossoroense”.

Neném do baião e sua sanfona

O sanfoneiro esteve presente em quase todas as edições do Mossoró Cidade Junina, tocando forró, que todo ano era montado dentro da Estação das Artes.


Era uma figura que representava, com orgulho, a cultura nordestina, se espalhando no seu ´dolo maior e cantando suas músicas. Sua simplicidade fazia com que ganhasse fãs e admiradores, além de muitos amigos(a)s. Costumava se apresentar nos shows vestido com figurino igual ao de Luzi Gonzaga. Considerado o “Luiz Gonzaga de Mossoró. O sanfoneiro morreu numa quinta-feira do dia 08 de setembro de 2011 de infarto, aos 70 anos.

Coronel Pereira e Neném do Baião

Assim, a família o homenageou colocando em cima do caixão o chapéu de couro e o gibão. Também, a camisa do Baraúnas, seu time do coração.

Kydelmir Dantas é da cidade de Nova Floresta no Estado da Paraíba; poeta, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano.


Fonte: “Luiz Gonzaga e o Rio Grande do Norte”
Autor: Kydelmir Dantas
Ano de Publicação: 2012
Páginas: 140

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1566043323521467&set=gm.1646335065449917&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário