Seguidores

segunda-feira, 9 de julho de 2018

A MORTE DE ANTÔNIO CURVINA E O SURGIMENTO DO CANGACEIRO PANCADA.

Por Geraldo Junior

No dia 24 de maio de 1931 a Força Policial Volante baiana comandada pelo Tenente Arsênio Alves dos Santos, que há tempos vinha varrendo os sertões na persiga aos cangaceiros, obtém informações de que Lampião e seus comandados encontram-se acampados em uma fazenda localizada nos arredores de Jeremoabo, no nordeste baiano. Diante da informação privilegiada e Julgando estar em segurança o Tenente Arsênio resolve parar próximo a uma lagoa conhecida por Lagoa do Mel que fica no povoado Baixa do Boi, para que os soldados bebam água e descansem da longa e estafante jornada. Um erro fatal.

Lampião já informado por coiteiros sobre aproximação da tropa se antecipa e planeja o ataque mortal aos desprevenidos soldados.

A soldadesca que despreocupadamente descansava em torno da lagoa não se atentou a aproximação inimiga, enquanto fazendo uso de chocalhos os cangaceiros tomavam posição e se preparavam para disparar suas armas contra a tropa. Por acreditar que os sons emanados pelos chocalhos eram provenientes de animais que se aproximavam para beber água na lagoa, os soldados ignoraram os tilintares dos chocalhos e permaneceram completamente descontraídos sem se darem conta do perigo que se aproximava.

Lampião se aproveitando do relaxamento, inexperiência e despreparo dos soldados dá a ordem para o ataque e em segundos tem início uma intensa e mortal fuzilaria contra a Força baiana.

Sem chances de defesa vários soldados caem mortalmente feridos e a carnificina não foi ainda maior graças à ação rápida e inteligente por parte do Tenente Arsênio, que mesmo diante de toda a adversidade do momento, consegue lançar mão de uma metralhadora Hotchkiss que conduzia e consegue dispará-la em direção aos cangaceiros, que surpresos diante da novidade bélica se afugentam, dando tempo para uma fuga desordenada por parte do restante dos soldados sobreviventes. A vitória de Lampião teria sido completa caso Ezequiel Ferreira, seu irmão caçula, não tivesse sido atingido mortalmente pelas balas disparadas pela metralhadora manuseada pelo Tenente. A morte de Ezequiel foi a terceira e a última entre seus irmãos que optaram pela vida da canga.

Um dos soldados que escapou do ataque cangaceiro consegue chegar a um povoado próximo chamado Nambebé, onde deu ordens a um morador local chamado Antônio Curvina para conduzi-lo até o povoado Curral dos Bois, atual Glória/BA, onde permaneceria em segurança. Um garoto da localidade também seguiu com a dupla.

Durante o trajeto o Soldado que se encontrava bastante cansado entrega seu chapéu e os bornais para Antônio Curvina conduzir. Mais adiante o grupo é emboscado pelos cangaceiros e Antônio Curvina, por estar com os aparatos do soldado, recebe uma intensa descarga de tiros, caindo morto no local. O garoto que acompanhava o grupo se esconde atrás de uma árvore e consegue escapar. 


Cruz que marca o local da morte do coiteiro
Antônio Curvina. 

O Soldado desesperado foge e chega à casa de dona Francelina irmã da cangaceira Lídia companheira do cangaceiro Zé Baiano, no povoado Salgadinho, onde temendo por sua vida permanece escondido e se recusa a se retirar. Em seguida moradores locais, entre eles Manú irmão de Lídia, amarram o soldado e começam a interrogá-lo. Nesse ínterim chega um jovem local conhecido como Lino de Zezé que resolve amarrar o soldado a um burro e o conduz para o sopé da Serra do Padre, onde embaixo de umbuzeiro friamente executa o agente da lei com vários tiros. O corpo do soldado foi enterrado por paisanos no mesmo local da execução. 

Local onde foi enterrado o soldado morto por
Lino de Zezé "Pancada". 

Local onde foi enterrado o soldado morto por
Lino de Zezé "Pancada". 

Em primeiro plano o pesquisador Sandro Lee (Esquerda) e o
senhor Tertuliano Pereira sobrinho da cangaceira Lídia e filho
de Manú irmão de Lídia. Lembrando que Manú foi um dos
homens que amarraram o soldado.

Após eliminar o soldado, Lino de Zezé se apresenta a Lampião e solicita ingresso no bando. Ao tomar conhecimento da história, Lampião aceita Lino em seu bando. Surgia no cangaço o temível e cruel cangaceiro Pancada.

Obs: Entre os homens que amarraram o soldado estavam os "paisanos" 
Nico, Né, João Garrafinha e Manú irmão de Lídia.

Fotos: Sandro Lee (Paulo Afonso/BA)

Texto: Geraldo Antônio de Souza Júnior 

https://cangacologia.blogspot.com/2018/07/a-morte-de-antonio-curvina-e-o.html?spref=fb

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário