Seguidores

sábado, 25 de agosto de 2018

CURIOSIDADES

Por Geraldo Antônio De Souza Júnior

Você sabia? 


Lampião tinha por costume incentivar lutas corporais as chamadas “Queda de corpo” entre Cabras de menor expressão e entre recém-chegados ao bando e veteranos a exemplo do que aconteceu com José Ribeiro Filho “Zé Sereno”, que para ser incorporado ao bando do primo Zé Baiano, grupo subordinado a Lampião, teve antes que disputar uma queda de corpo com o jovem cangaceiro Volta Seca (Antônio dos Santos). Segundo Zé Sereno, após derrubar Volta Seca no chão por algumas vezes, foi aceito por Lampião e incorporado ao subgrupo liderado por seu primo, Zé Baiano (José Aleixo Ribeiro da Silva). 

Outra prática comum nos bandos cangaceiros era a luta entre cães. Ocasião em que os animais eram estimulados por seus donos para brigarem com cães adversários, onde saía vencedor o cão que conseguisse afugentar o oponente. 

Tanto na luta entre homens, quanto em lutas entre cães eram realizadas apostas. 

As lutas serviam para quebrar a rotina e garantir o divertimento dos cangaceiros durante suas longas jornadas em meio à caatinga ou durante as estressantes paradas nos coitos.


Um fato interessante ocorreu durante uma briga ocorrida entre os cães de Lampião e do cangaceiro Luiz Pedro, onde na ocasião o cão de Lampião foi derrotado e esse furioso pegou sua arma para matar o cão de Luiz Pedro. Luiz Pedro ao ver o Capitão furioso indo em direção ao seu cão, cruzou o caminho de Lampião o impedindo de descarregar sua fúria sobre o animal. Acalmado os ânimos, ficou o dito pelo não dito. 

Nas quebradas do Sertão. 

https://cangacologia.blogspot.com/2018/08/curiosidade.html

http://blogdomendesemendes.bogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário