Seguidores

sábado, 20 de outubro de 2018

MORRE AFFONSO HELIODORO, FIEL ESCUDEIRO DO EX-PRESIDENTE JK

Por MÁRCIA DELGADO
BRASIL - GABRIEL JABUR/AGÊNCIA BRASÍLIA

O pioneiro estava internado em hospital de Belo Horizonte (MG) e faleceu na manhã deste sábado (20/10)

Morreu na manhã deste sábado (20/10), em Belo Horizonte (MG), aos 102 anos, o coronel Affonso Heliodoro. Um dos fiéis escudeiros direitos de Juscelino Kubitschek, em Brasília, era o último remanescente da equipe do ex-presidente.

Coronel Heliodoro estava hospitalizado desde quinta-feira (18) na capital mineira. Morreu em decorrência de complicações cardíacas, por volta das 11h. Amigo pessoal e integrante da equipe do presidente Juscelino Kubitschek, Affonso Heliodoro dos Santos era parte da história de Brasília.

Ele estava ao lado do presidente quando foi assinado o documento que pedia ao Congresso Nacional a mudança da capital para o Centro-Oeste, em 1956. No mesmo ano, o coronel reservista da Polícia Militar de Minas Gerais visitou o terreno em que a cidade foi construída.

Nascido em Diamantina em 16 de abril de 1916, formou-se em direito. Assumiu o gabinete militar do governo de Minas Gerais em 1951, durante o governo de Juscelino Kubitschek (1951-1955), foi subchefe do gabinete civil do governo federal e secretário-geral do Memorial JK de 1981 a 1995.

O menino Affonso Heliodoro foi aluno da mãe de Juscelino Kubitschek, Dona Júlia. Participou das campanhas eleitorais de Juscelino para a Presidência da República, em 1955, e para o Senado, em 1961, pelo estado de Goiás. Fundou o Movimento JK – 65. Atuou, principalmente, como um legítimo pioneiro na vinda ao Planalto, onde seria erguida a nova capital, participando, então, de todas as etapas da construção.

Autor de vários livros, como “JK – de Diamantina ao Memorial”, “JK – Exemplo e desafio”, “Rua da Glória – histórias de um menino”, Heliodoro escreveu, também, diversos artigos e crônicas publicadas em jornais nacionais e estrangeiros. Foi também presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal.

https://www.metropoles.com/brasil/morre-affonso-heliodoro-fiel-escudeiro-do-ex-presidente-jk?utm_source=push&utm_medium=push&utm_campaign=push

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário