Seguidores

domingo, 28 de outubro de 2018

NO TEMPO DA DITADURA - OSVALDO PERALVA

Por Wikipédia
Da esquerda para a direita - o poeta Geraldo Majella Mello Mourão, o jornalista Osvaldo Peralta, o advogado Tanus Jorge Bastani, Zuenir Ventura peoprietário desta foto, o psicanalista Hélio Pelegrino, o deputado federal João Herculino e um PM não identificado. A  identificação dos outros pertence ao Jornal De Fato de Mossoró. Fonte da foto: https://www.google.com.br

Osvaldo Peralva (Saúde 1918 - Rio de Janeiro1992) foi um jornalista e repórter internacional brasileiro. Foi diretor do Correio da Manhã e correspondente da Folha de S. Paulo em Pequim. Foi militante do Partido Comunista Brasileiro, e como tal, foi enviado a Moscou no início dos anos 50 para um curso de formação comunista. 


A partir das experiências dessa viagem, acabou rompendo com o PCB logo após as denúncias de Krushov, em 1956, como documentou em seu livro O Retrato [1] no qual conta sua decepção com o comunismo na União Soviética. Foi preso pela ditadura militar logo após o AI-5, ficando em cela na companhia de Gerardo Melo MourãoZuenir VenturaZiraldo e Hélio Pellegrino.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Osvaldo_Peralva

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário