Seguidores

domingo, 28 de outubro de 2018

POR QUE VOCÊ VAI VOTAR EM BOLSONARO

Por José de Paiva Rebouças

Não, não é porque ele é uma esperança. Sua falta de experiência com o executivo, seu desconhecimento em economia e sua postura de segregação das minorias o incapacitam para administrar até uma bodega, que dirá um país desse tamanho.

Também não é porque você é racista, sexista, misógino, preconceituoso. Você pode até ter pensamentos que induzam a isso, mas certamente tem um parente ou amigo gay de quem gosta muito; provavelmente seja mulher e conviva com gente de toda cor, jeito e gosto. Nós brasileiros somos agregadores. Preferimos festa ao invés de briga. Por isso, você também não quer andar armado.

Você vai votar em Bolsonaro porque uma empresa inglesa teve acesso a suas redes sociais e tem lhe manipulado criminosamente. É por isso.

A Cambridge Analytica é uma empresa privada que combina mineração e análise de dados com comunicação estratégica para o processo eleitora.

Você já ouviu falar dessa empresa porque ela ajudou, de forma também criminosa, a eleger Donald Trump nos EUA e, à época, você até criticou por isso.

Mas como isso aconteceu? Lembra que em setembro passado o Facebook avisou que tinha sido invadido (hackeado)? Segundo contou, mais de 400 mil usuários tiveram dados roubados, e, a partir dessas contas, os hackers tiveram acesso a informações de mais de 30 milhões de pessoas.

Com isso, acessaram nome, gênero sexual, idioma, estado civil, religião, cidade de origem, data de nascimento e as últimas pesquisas feitas na internet de cada pessoa. Para completar, descobriram e-mails e telefones.

Lembra também daquelas brincadeirinhas no Facebook que fazia você mudar a cara, e depois se descobriu que eram pessoas tentando roubar seus dados? Você viu isso no Jornal Nacional.

Aconteceu de você também ter sido inserido em um ou vários grupos de política sem pedir e, de repente, começar a receber uma enxurrada de informações de certo candidato: Pois é, eu também.

Importante relatar ainda que o deputado federal Eduardo Bolsonaro, o filho do Bolsonaro que disse que só precisa de um soldado e um cabo para fechar o STF, esteve em Nova York, no mês de agosto, para conversar com Steve Bannon, principal estrategista de Trump.

 Em agosto foi lá e, em setembro, o Facebook foi hakeado no Brasil. Coincidência?

A Cambridge Analytica chegou ao Brasil em 2014, através de uma parceria com um publicitário baiano André Torretta, da Ponte Estratégia. Criada em 2014, a empresa inglesa sempre teve como missão ajudar políticos conservadores.

Ceistopher Wylie, um de seus colaboradores explicou que era preciso criar um perfil psicológico do eleitorado para poder manipulá-lo. Para fazer isso, chamou estudiosos de pesquisas psicossociais. Outro pesquisador, Aleksandr Koganb, criou um aplicativo de celular para “roubar” dados privados do Facebook.

E assim foi montado o esquema, reforçando com as malditas Fake Neus.
Bolsonaro estava estagnado em 16% e ficaria em segundo lugar, atrás do candidato de Lula, no primeiro turno. Mas, do dia pra noite – e não só por causa da facada – cresceu para 25, 30, 31%, enquanto Haddad viu sua rejeição aumentar de 23% para 38%.

Neste mundo da política não existe coincidência, principalmente quando o candidato que passa à frente é uma pessoas que você não quer como seu amigo.

Não quero lhe convencer a mudar o voto. Vote em quem quiser. Nem para dizer que você concordou com as atrocidades de Bolsonaro. Duvido que seja agressivo e que odeie as pessoas que pensam diferente de você.
Mas é seu direito saber que foi manipulado através das plataformas digitais. No entanto, isso não tira sua responsabilidade pelo que pode acontecer de errado depois deste domingo. Pois lá no fundo, lá no seu íntimo, você também desconfiava disso, mas achou melhor entrar na onda para ver no que vai dar.

Tomara que não dê errado.

JORNAL DE FATO
Dia: 28
Mês: Outubro
Ano: 2018
Cidade: Mossoró
Estado: Rio Grande do Norte

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário