Seguidores

segunda-feira, 15 de abril de 2019

VOLANTES NAZARENOS POUCO CONHECIDOS E SUAS VESTES


Por Sálvio Siqueira

Soubemos que determinada pesquisadora, querendo dar uma diferente forma, modo, de agir dos cangaceiros, principalmente o cangaceiro Virgolino, alcunhado de “Lampeão”, intencionalmente levando-os para uma particularidade sexual, postou artigo supondo, ou mesmo afirmando, que o cangaceiro mor de Vila Bela ‘introduziu o bustiê’, peça da vestimenta feminina, no cangaço. Essa ideia ou maluquice da pesquisadora é simplesmente devido às amarras que os mesmos usavam por sobre as reatas dos cantis, bornais e/ou ‘bisacos a tira colo’ e até mesmo aquelas usadas para sustentarem os facões passadas pelos ombros.

Juriti, Sabonete que era irmão de Borboleta.  E o velho guerreiro Lampião

Essa amarração, usando o pano de cobertura da tolda, se dava devido estando soltos, esses objetos que passaram a fazer parte da ‘tralha’, dificultaria, e muito, o movimento dos mesmos dentro da Mata Branca, pois teriam sempre que se agachar e erguerem-se constantemente, agacharem e novamente erguer o tronco devido galhos e espinhos presentes nas frágeis veredas que usavam, lembrando que ainda levavam as armas longas: rifles, fuzis e mosquetões nas mãos.

Identificação dos volantes da esquerda para direita:
Altino Gomes de Sá, Pedro Aleixo de Carvalho e Sebastião Sobreira.
 Foto gentilmente cedida pelo amigo Giovane Gomes

Um ponto bastante importante que devemos lembrar é que quanto mais ficassem as veredas usadas sem sinais da sua passagem, seria melhor para esconderem seus ‘rastros’ dos rastreadores das volantes. Procurando sempre não machucarem folhas, quebrarem galhos e até mesmo não virarem pedras soltas por onde passavam. O último homem tinha a obrigação de verificar esse detalhe e mesmo assim os rastreadores, que se tornaram o leme, os astros mestres, nas perseguições aos bandos de bandoleiros, encontravam de alguma forma, o sentido, o rumo, tomado pelo bando.

Então, após o governo introduzir, contratar e aceitar voluntários da própria região, ou microrregião no combate ao banditismo rural da época, filhos de onde os cangaceiros eram naturais, ou seja, passou a usar homens forjados da mesma têmpera, vemos que os mesmos, tomando as devidas precauções, também usavam o mesmo sistema de amarração nos objetos dispersos pelo corpo.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário