Seguidores

terça-feira, 14 de maio de 2019

ANTONINO PEREGRINO – UMA HISTÓRIA DE ANTÔNIO CONSELHEIRO

Osvaldo Martins e Manoel Severo
o
Num primeiro momento “Antonino Peregrino – Uma história de Antônio Conselheiro”, encanta pela linguagem leve e fácil como também encanta pela espetacular e linda ilustração, mas se torna ainda mais encantador quando conseguimos nos aproximar do verdadeiro sentimento que permitiu a criação da obra, o sentimento de seu autor. 
o
Osvaldo Costa Martins ou simplesmente Osvaldinho como os amigos chamam, traduziu esse fantástico e precioso sentimento em poesia e uniu o que nasceu no fundo da alma à arte e talento de Luciene Lobo, quer dizer; Luci Sacoleira, que numa simbiose sensacional conseguiu harmonizar o que brotou do coração .“Antonino Peregrino é uma obra onde o passado, o presente e o futuro formam um único tempo, visto que a história de Antonino, seus exílios e amores, suas perdas e conquistas, seus ‘nordestes e Brasis’, seguem sendo os nossos”, confessa Osvaldinho. 
o
 Aílton Siqueira, Pedro Victor, Pedro Igor, Leorne Belém, Manoel Severo, 
Ricardo Machado e Herton Cabral
Herton Cabral e Manoel Severo
Ingrid Rebouças, Manoel Severo e Alan Mendonça
o
A Narrativa em primeira pessoa sob a perspectiva do Messias de Canudos mistura realidade e ficção num exercício maravilhoso e estimulante, quando se começa a ler não não se consegue mais parar... Antônio Conselheiro que é o principal personagem de nosso Cariri Cangaço Quixeramobim, faz parte da vida de Osvaldo Martins que também é natural do berço de Antônio Vicente Mendes Maciel que em entrevista ao "O Povo" revela: "Sempre fui marcado pela possibilidade de fazer a história dele chegar em outras apresentações ao público e que fizesse sentido para crianças também. A história do conselheiro e da Guerra de Canudos anda comigo em diversas formas, e o Antonino é um momento dessa trajetória que vem se construindo". 
o
 Igor Martins, Ailton Siqueira, Pedro Victor, Ingrid Rebouças e Pedro Igor
Danilo Patrício, Manoel Severo e Pedro Igor
o
Na verdade o obra acaba quase trazendo Conselheiro para uma conversa a dois; bem intima; talvez na beira de alguma calçada ou no tamborete de uma bodega do sertão. No todo e pelo todo “Antonino Peregrino – Uma história de Antônio Conselheiro” surpreende pela beleza e pelo conteúdo, fugindo totalmente do universo literário de Conselheiro-Canudos, conhecido, um livro para se guardar no coração.O lançamento aconteceu na noite da última quinta-feira na Galeria Sem Título Arte, na aldeota em Fortaleza.
o
Lançamento:"Antonino Peregrino – Uma história de Antônio Conselheiro” 
Galeria Sem Título Arte - 09 de Maio de 2019

E Vem ai...
Cariri Cangaço Quixeramobim
24 a 26 de Maio de 2019
Quixeramobim-Ceará


http://blogdomendesermendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário