Seguidores

terça-feira, 14 de maio de 2019

LANÇAMENTO DE "OS MILAGRES DE ANTÔNIO CONSELHEIRO" NO CARIRI CANGAÇO QUIXERAMOBIM

Alberto George, Marcelo Leal, Eduardo Macedo, Franklin Maxado, 
Bruno Paulino, Arievaldo Vianna e Manoel Severo
o
Sem dúvidas o principal personagem de nosso Cariri Cangaço Quixeramobim será, e não poderia deixar de ser, Antonio Vicente Mendes Maciel, o Conselheiro. Pesquisadores e apaixonados por sua história estão vindo de todo o Brasil para testemunhar na cidade que foi seu berço mais um momento de resgate de seu legado. Conferências, debates, lançamento de livros, visitas, poesias, cantorias, cordel, fotografia, desenhos, redação...Enfim.
o
Bruno Paulino e Arievaldo Vianna
Renato Pessoa 
Eudismar Mendes 
Manoel Severo, Franklin Maxado e Marcelo Leal 
o
Uma das grandes atrações do Cariri Cangaço será o lançamento do cordel "Os Milagres de Antônio Conselheiro", uma espetacular obra dos poetas e escritores Arievaldo Vianna e Bruno Paulino; esse um dos organizadores do Cariri Cangaço Quixeramobim. O lançamento acontece no segundo dia de evento, 25 de maio, na espetacular capelinha da Vila da Canafístula Velha. "Nada mais justo que lançar esse sensacional trabalho de Arievaldo e Bruno na bela e singela capelinha daCanafístula Velha, inclusive capelinha construída pela lendária Marica Lessa; "dona Guidinha do Poço"; que era madrinha de Conselheiro", lembra Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço.

Entretanto antes mesmo da chegada do Cariri Cangaço Quixeramobim, a festejada dupla de poetas lançou na noite da última sexta-feira, dia 10 de maio, na charmosa livraria Lamarca; "um templo da literatura fortalezense"; em avant-première, "Os Milagres de Antônio Conselheiro". Com mediação de Zeca Lemos; Arievaldo e Bruno apresentaram a obra que com certeza; a partir das profundas ligações dos autores com o personagem; marca a trajetória dos ilustres poetas.
o
 Bruno Paulino e Arievaldo Vianna
Ingrid Rebouças, Bruno Paulino e Manoel Severo
Manoel Severo e Nice Arruda 
Manoel Severo, Silas Falcão e Renato Pessoa
Franklin Maxado e Alberto George
o
Arievaldo Vianna traz dos tempos de infância a profunda ligação com Mendes Maciel. Nascido ali na divisa entre Madalena e o berço do Conselheiro, Quixeramobim, acostumou-se e visitar com a avó, dona Alzira, os principais cenários "conselheiristas" de cidade, até que Arievaldo trouxe para sua obra "Lições informais de história" a casa de Conselheiro em Quixeramobim e a partir dali a relação e a aproximação com o mito do Messias de Canudos acentuou.

Já Bruno Paulino, um dos organizadores do Cariri Cangaço Quixeramobim e do movimento Conselheiro Vivo, é um dos entusiastas da nova geração de intelectuais que resgatam a figura e o legado de Conselheiro em Quixeramobim, inclusive leciona uma disciplina sobre Antônio Conselheiro na Escola Humberto Bezerra; talvez a unica iniciativa do gênero no Brasil. 
o
Lilian Martins, Ingrid Rebouças e Luana Braga
 Manoel Severo e Raymundo Neto
Manoel Severo e Eduardo Macedo 
Francisco Miranda e Manoel Severo
Iris Cavalcante e Ingrid Rebouças
Marcelo Leal e Franklin Maxado
o
A noite na Lamarca contou com a participação de muitos amigos e admiradores da dupla, dentre esses o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo ao lado de Ingrid Rebouças. Severo destacou "Os Milagres de Antônio Conselheiro - dos amigos Arievaldo e Bruno serão um ponto alto em nosso Cariri Cangaço Quixeramobim e hoje temos mais uma oportunidade de abraça-los aqui na Lamarca, muito bom".
o
Dentre as presenças podiam ser encontrados , Silas Falcão, Raymundo Neto, Renato Pessoa, Mailson Furtado, Oswaldinho Martins, Eudismar Mendes, Antônio Miranda, Zélia Sales, Leonardo Nóbrega, Nice Arruda, Marcelo Leal, Rosa Morena, Alberto George, Lilian Martins, Heliana Querino, Eduardo Macedo e o cordelista baiano Franklin Maxado, entre outros.
o
Alberto George, Marcelo Leal, Eduardo Macedo, Franklin Maxado, 
Bruno Paulino, Arievaldo Vianna, Manoel Severo e Silas Falcão.
oo
o
"Os Milagres de Antônio Conselheiro" tem prefácio assinado pelo jornalista e pesquisador Gilmar de Carvalho, orelhas por Luitgarde Barros e ilustrações de Arievaldo Vianna e Jô Oliveira, o cordel começou a ter seu projeto modelado há cerca de dois anos, quando uma iniciativa do Sesc-Ler convidou os autores para ministrar oficinas sobre o tema, ampliando perspectivas. 
o
Lançamento de "Os Milagres de Antônio Conselheiro" 
Livraria Lamarca-Benfica
Fortaleza,Ceará 10 de Maio de 2019

E Vem aí 
Os Milagres de Antônio Conselheiro no
Cariri Cangaço Quixeramobim
24 a 26 de Maio de 2019
Quixeramobim, Ceará


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário