Seguidores

terça-feira, 18 de junho de 2019

O MARANDUBA E AS CÁPSULAS DAS BALAS DO GRANDE COMBATE


Por Manoel Belarmino

Na tarde de hoje, dia 16, eu (este que escreve), Junior, Kauã e a esposa de Junior, amigos de Porto da Folha, estivemos no Maranduba, no local exato onde ocorreu o grande combate de Lampião com as volantes.


Lá, no local do combate, encontramos algumas cápsulas de balas de fuzil deflagradas, comprovando que foi exatamente ali onde ocorreu o combate dos cangaceiros de Lampião com as volantes, que ficou conhecido como o Fogo do Maranduba, naquela longa tarde do dia 9 de janeiro de 1932.


Os sete pés de umbuzeiros ainda estão ali, como testemunhas do que ocorreu no Maranduba naquela tarde cinzenta da fumaça de pólvora, desesperadora e sangrenta. Oito volantes tombaram ali naquele chão, cravados de balas, com mortes instantâneas no local e outros mais ficaram feridos. Dois cangaceiros tiveram também mortes instantâneas ali no local e outros saíram dali feridos.

Depois de andarmos um pouco, usando um detector de metais, encontramos algumas cápsulas de balas, ainda ali, como provas inequívocas de que realmente foi naquele local onde ocorreu o combate.
Trago, do Maranduba, no bolso, algumas capsulas de balas e um pequeno cristal de quartzo branco transparente.



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário