Seguidores

quarta-feira, 19 de junho de 2019

ONDE ESTÃO OS CANOEIROS?

Clerisvaldo B. Chagas, 19 de junho de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.128

POÇO DO JUÁ NO RIO IPANEMA. PARTE SUPERIOR. (FOTO: B. CHAGAS).
O que você sabe sobre os canoeiros de Santana do Ipanema? Ipanema era um rio navegável? Onde se fabricava canoa? Quais os seus fabricantes? Teve parente canoeiro? Nome completo. Caso você saiba alguma coisa sobre o tema, coopere com informações para o meu gmail ou dê um pulinho até à Escola Helena Braga para conversarmos. Pessoas se comprometeram e não cumpriram o prometido, deixando no ar esse pedaço da história do Sertão. Poderemos dialogar no WhatsApp.
Ao atravessar a cidade de Santana, o rio Ipanema alarga-se no lugar denominado: poço do Juá. Os motivos da largura foram às cheias violentas do seu afluente, riacho Camoxinga, pela margem esquerda. Também cooperou para isto, o riacho Salgadinho, pela margem direita. Uma foz defronte a outra. 
Esse trecho do rio tem, aproximadamente, 400 metros de comprimento por 130 de largura. Sem ponte na época, o espaço foi ocupado pelos canoeiros que bravamente transportavam pessoas e mercadorias de um lado para outro do rio. Já tentei resgatar o tema com a criação do Memorial do Rio Ipanema, mas a falta de interesse ou a ignorância falam mais alto. Pelo menos dei a ideia a AGRIPA de se comemorar oficialmente o dia do rio, o que foi aprovada oficialmente pela Câmara Municipal: Dia do Rio Ipanema. A história completa dos canoeiros fica dependente dos seus familiares que não se apresentam com as informações necessárias para o resgate. Interessante é uma foto antiga – resgatada em nosso livro/enciclopédia, “230” – onde um automóvel amarrado sobre canoas navega na foz do riacho Camoxinga.
No rio Ipanema não havia ponte. E, sobre a foz do riacho Camoxinga que liga o centro da cidade ao bairro que leva o nome do riacho, as cheias sempre carregavam as pontes de madeira ali construídas. Em outra foto antiga, também resgatada no mesmo livro, vê-se multidão contemplando as águas após uma das quedas da ponte, em 1915.
Portanto, são importantes as informações de filhos, netos e outros familiares dos antigos canoeiros, para o objetivo sugerido.    
 Aguardamos contato sério.
 Ê canoeiros...


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário