Seguidores

quarta-feira, 19 de junho de 2019

UMA PRECIOSIDADE FOTOGRÁFICA DA ALÇADA DO INTRÉPIDO BENJAMIN ABRAHÃO CALIL BOTTO.

Benjamin Abrahão Calil Botto. Antigo “Ajudante de Ordens” do Padre Cícero do Juazeiro, responsável pelos mais fantásticos registros fotográficos e da única filmagem de Lampião e parte de seu bando. Após a morte do Padre Cícero, ocorrida no dia 20 de julho de 1934, Benjamin Abrahão resolveu se aventurar nas caatingas do sertão nordestino na tentativa de localizar Lampião e seu bando com o objetivo de fotografar e filmar o cotidiano do bando cangaceiro.

Após muita insistência e perseverança, Benjamin Abrahão consegue finalmente o tão sonhado encontro com Lampião e após convencê-lo realiza a mais completa e importante sessão de fotografias e filmagem do rei do cangaço e sua gente. Infelizmente todo o material produzido por Abrahão foi apreendido pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda órgão criado no Brasil em dezembro de 1939, por decreto do presidente Getúlio Vargas). 

O DIP serviu como instrumento de censura e propaganda do governo durante o Estado Novo. Grande parte do material produzido por Benjamin Abrahão se perdeu por conta do péssimo acondicionamento durante o tempo em que esteve guardado nos arquivos do governo. Uma pequena, mas importante, quantidade de fotografias e filmagens foi recuperada e restaurada, porém grande parte se perdeu para sempre.

Na fotografia exibida nessa matéria que foi gentilmente cedida pelo escritor e pesquisador Antônio Amaury Corrêa de Araújo, Benjamin Abrahão aparece ao lado de um antigo caminhão (Cabine de Madeira) na ocasião utilizado no transporte de soldados pertencentes a uma Força Volante, preparados para viajar pelos sertões para dar combate aos bandos cangaceiros. Fotografia registrada em data precisa ignorada, possivelmente o registro foi realizado entre os anos de 1936 e 1937.

Geraldo Antônio de Souza Júnior



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário