Seguidores

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

AMERICANIZANDO O SERTÃO

Clerisvaldo B. Chagas, 12 de setembro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.180
 
Recebo o convite da prefeitura de Santana do Ipanema, para as comemorações alusivas à Semana da Pátria. Agradeço com atraso ao evento que também contaria com a entrega de 7 novos veículos à frota municipal; entrega de 30 cadeiras de rodas, no Centro de Reabilitação e 50 entregas de próteses odontológicas. Estando aqui em Maceió, almejo total êxito a administração Isnaldo Bulhões.

SANTANA DO IPANEMA. (FOTO: B. CHAGAS).
Notícias da própria cidade dão conta da instalação de mais uma gigantesca rede comercial, com uma unidade na terra. Trata-se das Lojas Americanas, a maior loja da América Latina, fundada em 1929 pelos americanos John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger.
Contemplada com outras gigantes do comércio varejista Santana agora dispõe de todas as lojas de marcas famosas e que atuam na capital do estado. Assim, o seu comércio (segundo de Alagoas – só perde para Arapiraca, no interior) consolida-se de vez em expansão, solidez e beleza. Não sendo cidade industrial, Santana mostra vocação para os negócios e prestação de serviço desde os áureos tempos de vila. Atualmente a “Rainha e Capital do Sertão”, moderniza seu comércio, tornando-o mais atraente ainda, levando-o para os bairros com cordão umbilical. É servida por mais de trinta cidades diariamente, através do transporte alternativo, inclusive de estados vizinhos como Sergipe e Pernambuco. Instalar lojas e serviços em Santana é servir ao sertão inteiro.
Graças às suas escolas de todos os níveis, a “Rainha” virou grande polo estudantil já consolidado, polo jurídico, bancário, comercial... A “Capital do Sertão” avulta-se mesmo tendo apenas cerca de cinquenta mil habitantes. Situada no Médio Sertão, possui situação geográfica privilegiada, polarizando Alto Sertão, Sertão do São Francisco, Médio Sertão e o Sertão de Altitude. Seu movimento diário é impressionante, notadamente no primeiro horário. Mesmo assim, apesar de contar com cerca de seis quilômetros de comércio quase contínuos, ainda necessita de muitos produtos que só se encontram na antiga “Capital do Fumo”.
De qualquer maneira, parabéns para a terra de Senhora Santa Ana.
Boa sorte para as Lojas Americanas.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário