Seguidores

domingo, 6 de outubro de 2019

CAVALGADA DAS MULHERES DE POÇO REDONDO

*Rangel Alves da Costa

A Cavalgada das Mulheres de Poço Redondo, realizada neste sábado 05/10, já faz parte do calendário histórico-cultural do município, eis que a Cavalgada, ao lado da Vaquejada e do Cangaço, constitui-se em fenômeno fortemente enraizado no sertanejo e, a cada ano, alcançando novos adeptos.
Tanto assim que mesmo sendo denominada Cavalgada das Mulheres, centenas de vaqueiros fazem o mesmo percurso, prestigiando a veneração feminina pela vida vaqueira. Saindo de um ponto determinado, este ano da Fazenda de Zé Oreba, o tropel, como em procissão vaqueira, vai cortando as estradas até alcançar a cidade.
Nas ruas e avenidas, um verdadeiro desfile, sempre acompanhado de carro-de-som, cantores e aboiadores, até o momento da consagração: o hasteamento da bandeira da chegada. E à noite sempre uma festa dançante para fechar com chave de ouro a bela festança da mulherada sertaneja.
Lindo demais avistar as vaqueiras sertanejas, todas lindas e belas nos seus adornos vaqueiros, empunhando bandeiras, estandartes sertanejos e escudos dos criadores. Montados pelas mulheres, os cavalos chegam a parecer mais alegres, mais contentes com o tropel, mais satisfeitos com o percurso debaixo do sol.


E pelas ruas os ecos dos aboiadores e toadeiros confirmando a beleza da passagem:

A mulher é mais que flor
pois também bonita vaqueira
cavalga com delicadeza e amor
e da vida vaqueira é flor primeira

o tropel vai festejando
o amor vaqueiro da mulherada
a cada passa o sertanejo delirando
pela bela flor mais perfumada

são as vaqueiras do nosso sertão
Poço Redondo num jardim
amantes da pega-de-boi e do alazão
num embelezamento sem fim.


Mais uma bela festa das mulheres, mais uma demonstração que Poço Redondo também é da Cavalgada, e das mulheres vaqueiras!

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário