Seguidores

domingo, 6 de outubro de 2019

ESTATUTOS DA SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço.


A Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço foi fundada em 13 de junho de 1993, data aniversário que lembra a entrada de Lampião e seu bando na cidade de Mossoró (RN). É uma entidade sem fins lucrativos que coordena um maior entrosamento entre os pesquisadores, escritores e artistas brasileiros que estudam e divulgam o Nordeste. Assuntos como Cangaço, Coluna Prestes, Canudos, revoltas: Praieira, Balaiada, Cabanagem e Quebra-Quilos; Juazeiro, Padre Cícero, Delmiro Gouveia e o progresso do nordeste, Quilombos, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e a Música Popular Nordestina; a Cultura e a Arte nordestinas são prioridades nos estatutos da SBEC para debatermos e divulgá-los em eventos, no Brasil e no exterior.

Quem são os seus integrantes?

- Escritores, Pesquisadores, Poetas, intelectuais e alunos que se interessam pela pesquisa hitórico-sociológica do Nordeste e do Brasil.

Qual a abrangência desta entidade?

- Inúmeros segmentos da sociedade cultural, no âmbito das pesquisas em vários Estados do Brasil, com sócios espalhados por este País continental.

- O quê é necessário para se tornar sócio da SBEC?

Para ser sócio da entidade precisa ter trabalhos apresentados, artigos e/ou livros publicados, dentro dos diversos temas que permeiam a mesma. O pretendente deverá ser apresentado por um sócio efetivo e seu nome aprovado por, pelo menos, 5 outros sócios.

- Quem faz parte de sua Diretoria?

- A Diretoria está assim composta,

- Presidente,

- Vice Presidente,

- 1º secretário,

- 2º secretário,

- 1º tesoureiro, 

- 2º tesoureiro,
  
- Conselho Consultivo,

- Presidente do Conselho.

- Quem fundou esta sociedade?

- Ela foi fundada pelo professor,escritor e pesquisador do cangaço Paulo Medeiros Gastão de Triunfo, mas radicado em Mossoró. A SBEC tem seus grupos de Estudos sobre cangaço em todo Brasil.

- Onde é a sede da SBEC -  Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço?

-A SBEC tem sede em Mossoró no Estado do Rio Grande do Norte - Brasil no Museu Histórico Lauro da Escóssia. 
- Endereço: Praça Antonio Gomes, s/n. 59610-150.
- Cidade: Mossoró (RN).
- Telefone (84) 3315-4778.
- Site Oficial da SBEC: http://www.sbec-br.org/


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário