Seguidores

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

O BANDIDO LAMPIÃO E SEU GRUPO - O Nordeste - Ano XI - Nº. 280 - 24 de Junho de 1927

Por Antônio Filemon Rodrigues Pimenta

TERRIVEIS CONTINGENCIAS ASSALTO A ESTA CIDADE -A NOSSA VICTÓRIA-CONTINUAMOS EM PÉ DE GUERRA-LAMPEÃO DERROTADO.

Há mais de mez, vinha esta cidade sendo avisada de que Lampeão o terrível bandido que tem desafiado a acção das forças Policiaes do Nordeste, preparava um assalto a esta cidade, conjuntamente com outros, contando aqui fazer sua independência e de seus aliados!


Rica, próspera, vivendo pacificamente de seu labor quotidiano, entregue ás cogitações de seu progresso e da grandeza da União, esta cidade que jamais presenciara scenas de cangaceiros, parecia fácil presa, ambicionada pelo famigerado salteador.

Lampeão, que as noticias officiaes do Ceará, davam como perseguido pelas polícias desse Estado e de Pernambuco, em Aurora, e se internando cada vez mais em busca dos altos, sertões, - refaziasse, entretanto, no mesmo município de Aurora, daquelle mesmo Estado do Ceará, punha-se em contato com Massilon, que há pouco, vindo do Ceará, tinha salteado Apody e outros municípios do Rio Grande do Norte, consertava com o seu emmulo Sabino, no sitio Cipó, em Cajazeiras, da Parahyba, e ajudava o ataque tremendo e sinistro.

Atravessa o Ceará, a Parahyba, entra no Rio Grande do Norte, saqueia fazendas, aprisiona fazendeiros e pessoas gradas, do quaes exige consideráveis quantias em troca da liberdade, evitando sempre as cidades, que sabe guarnecidas, divide-se nas alturas do Apody, força um pequeno grupo esta cidade e o outro se dirige para aqui, cizando aquelle ataque a Apody nos tranqüilizar quanto a aproximação dos canibaes.

Ninguém poderia acreditar no plano diabólico, pela sua audácia. Os bandidos, entretanto o tinham preparado com sagacidade. Cada um trazia dois fuzis para armar possivelmente aquelles que os quizessem acompanhar vizando principalmente os trabalhadores da estrada de ferro de Mossoró, conforme declararam ao Coronel Moreira, delles prisioneiros.

Fonte: O Cangaço na Imprensa Mossoroense
Tomo II
Antônio Filemon Rodrigues Pimenta
(Pesquisa e Organização)
Fundação Vingt-un Rosado
Coleção Mossoroense
Série "C!, número 1104,
Outubro 1999
Página 22
Livro doado a mim pelo pesquisador Kydelmir Dantas
Digitado por José Mendes Pereira - Grafia antiga

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário