Seguidores

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

JOSÉ FERREIRA DA SILVA OU AINDA DOS SANTOS.

Por José Mendes Pereira

José Ferreira da Silva ou dos Santos era pai dos Ferreira, principalmente do afamado capitão Lampião. Era filho de Antônio Ferreira de Barros e dona Maria Francisca da Chaga. José Ferreira nasceu no ano de 1872 e batizou-se na capela de Vila Bela de São Francisco, e seus padrinhos foram: Manoel Pereira da  Silva Jacobina o famoso Padre Pereira e Francisca Pereira da Silva (Dona Chiquinha Pereira), que eram pais do ex-cangaceiro Luiz Padre, e ele sendo tio do ex-cangaceiro Sinhô Pereira, primeiro e único patrão fora-da-lei do capitão Lampião. José Ferreira dos Santos era casado com dona Maria Sulena da Purificação.

Seu casamento foi realizado na tarde do dia 13 de outubro de 1894, na igreja da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, em Floresta do Navio. 


A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no município de Floresta, Estado de Pernambuco, surgiu a partir de um antigo oratório da Fazenda Grande, dedicado ao Senhor Bom Jesus dos Aflitos – Foto – Rostand Medeiros. - https://tokdehistoria.com.br/2016/09/03/no-local-de-nascimento-de-lampiao-e-entendendo-que-a-historia-nao-tem-donos-ela-e-de-todos/

Ele tinha 22 anos e ela tinha 21. A cerimônia foi presidida pelo cônego Joaquim Antônio de Siqueira Torres. Na pregação o Padre Quincas declarou: "- Tenho a satisfação de assistir a este enlace matrimonial de gente que conheço: boa, amiga e cristã. Faço votos ao Bom Jesus Jesus pela felicidade do casal e o futuro muito grande de seus filhos.

Manoel Pereira da  Silva Jacobina Padre Pereira e Francisca Pereira da Silva (Dona Chiquinha Pereira).

No dia 29 de junho de 1920 José Ferreira dos Santos estava debulhando milho quando foi surprendido pela volante policial do tenente Zé Lucena, que procurava seus filhos, acusando-os de bandidos. O pacato homem enquanto respondia que os seus filhos não eram bandidos a autoridade atirou sem piedade no homem que era conhecido naquelas regiões como sendo um pacato, honesto, trabalhador e bom vizinho. 

Há outra versão que afirma que: quem matou José Ferreira dos Santos o pai de Virgolino Ferreira da Silva o Lampião, foi um volante comandado pelo tenente Zé Lucena de nome Benedito Caiçara. Após a morte o tenente Zé Lucena teria o agredido fortemente e tinha exonerado da sua volante. 

Algumas informações foram colhidas do livro "Lampião a Raposa das Caatingas" do escritor José Bezerra Lima Irmão.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário