Seguidores

sábado, 28 de novembro de 2020

CASA DE DONA JOCOSA AVÓ DE LAMPIÃO

 Por José Mendes Pereira

 O sertão que Lampião pisou. Márcio Vasconcelos. Reprodução

Algumas pessoas afirmam que esta foto abaixo é dona Jacosa avó do sanguinário e carrasco Lampião, mas não é. Esta é dona Francisca conhecida por Chica Jacosa, que era filha de dona Jacosa.


Nesta foto abaixo que foi desenhada por Lauro Villares (a primeira na parte superior do desenho) era dona Jacosa avó de Virgolino Ferreira da Silva o Lampião, e era a mãe de dona Maria Sulena da Purificação e de dona Francisca Jacosa.

Não confundir. Dona Jacosa está no desenho na parte superior. Se existe foto de dona Jacosa feita por fotógrafo eu desconheço.

Infelizmente eu não tenho muito o que falar sobre ela, como por exemplo: quem eram seus pais, irmãos e onde nasceu.  Sei que ela residia a 200 metros da casa de José Ferreira dos Santos e dona Maria Lopes os pais de Lampião. 

Mas se você quiser saber um pouco sobre dona Chica adquira o livro "Lampião a Raposa das Caatingas" do escritor José Bezerra Lima Irmão.

Afirmam os pesquisadores do cangaço que desde menino Virgolino Ferreira da Silva vivia mais na casa da avó, costume de algum neto viver mais agregado aos avós que moram perto da casa dos pais.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário