Seguidores

sábado, 26 de março de 2022

OS PRIMEIRO ENCONTROS DE DADÁ COM CORISCO, ANO DE 1928.

"Escolhendo o amor,

Sérgia andava de namoro com um rapaz de 18 anos, bem mais velho que ela. Cazuza era filho de seu Jonas, chefe de uma família amiga da menina. Namoro inocente: ambos acanhados, trocam olhares furtivos e rapidamente desviados. Raramente se viam. Em geral os encontros eram nas tardes de Domingo, ou em alguma rara festa. As famílias encorajavam os jovens. Parece que se gostavam.

Já haviam passado três meses desde que Sérgia vira o moço loiro(Corisco) em casa de tia Ingrácia. Um dia, aparece a prima Maurícia. A mãe de Sérgia sugere que as duas meninas visitem tia Ingrácia, mãe de Maurícia...

... Mal tinham dado alguns passos quando dão com um grupo de homens armados. As meninas se assustam, ficam paralisadas de medo. Um dos homens goza o medo delas:

-Ô Sussuarana, num teja medo, num tá reconhecenu a genti? Eu sô o seu primo Hortêncio (Arvoredo), us outro tamem são parenti.

O grupo era formado por Hortêncio, seus dois irmãos Ambrósio e Manuel Pé-de-Meia, Beija-Flor, Ferrugem e o moço loiro que Sérgia avistara na casa da tia. Todos, com exceção de Ferrugem, aparentados por laços de sangue, todos primos.

...O grupo sai dali e vai à casa do pai de Sérgia. Vão chegando e ordenando que Vicente Ribeiro mate uma criação para o almoço. Comem a fartar, depois conversam. Corisco não faz rodeios:

-Num casi a menina cum ninguém. Eu vô casá um ela.

-Mais eu num tenho moça para si casá. Minha fia é minina. Si ocê um dia dexá essa vida i triunfá, intão ela vai tá às ordi. Pur inquanto é só ua criança.

A partir desse dia, Corisco sempre que passava por ali deixava com seu Ribeiro algum presente para Sérgia. Ora uma importância em dinheiro, ou uma jóia, meias de seda, lenços e cortes de pano. Presenteou ao total vinte e um cortes de fazenda nas várias vezes que por ali passou. Tentava chegar ao coração da menina: Corisco estava apaixonado."

Transcrição feita por mim do livro do Dr. Antônio Amaury, "Gente de Lampião - Dadá e Corisco". Capítulo 3, páginas 83, 84 e 85.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=5425424810879441&set=gm.1868326663376269

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário