Seguidores

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

O GAÚCHO LUIZ GONZAGA E NOSS@S AMIG@S GAÚCHOS

Kydelmir Dantas (Nova Floresta-PB)

De repente, não mais que de repente, chega à nossa porta 4 gaúchos e duas parentas: Jotabê e Denise, Flávio e Otilina (Venâncio Aires-RS); dona Tita e Fabiana (de Picuí-PB). Vieram nos trazer alegrias, boas companhias e bons papos, para um bom início de semana. Desde o momento que a Fabiana nos avisou que estaria vindo que lembrei-me de como deveria receber estes irmãos brasileiros, num encontro de Nordeste a Sul Daí pensei: o que fazer pra recepciona-los? E lembrei-me que o Rei do Baião havia gravado músicas de compositores gaúchos, inclusive de um dos mais famosos na MPB, Lupicínio Rodrigues e, também, do gaiteiro mais conhecido por lá e por cá, o Renato Borghetti. Entonces, ao adentrarem nosso espaço de leituras e pesquisas, recebemo-los com a música FORRÓNERÃO (Renato Borghetti), com a participação especial do seu autor, que na mesma faixa há uma introdução com música incidental a já conhecida JARDIM DA SAUDADE (Lupicínio Rodrigues – Alcides Gonçalves), valsa gravada anteriormente em 1952, e a prosa do Luiz Gonzaga, gravadas em 1986, no Lp LUIZ GONZAGA - FORRÓ DE CABO A RABO. O que foi tri-legal, bá! Sem “oxêntes” e nem “prumodes”!


Daí, geramos este texto donde acrescentamos, para conhecimentos outros, os Compositores gaúchos na discografia Gonzaguiana:

ALCIDES GONÇALVES - (1908-1987). Compositor, cantor e instrumentista. Nasce em Porto Alegre, RS. Luiz Gonzaga grava uma valsa dele, JARDIM DA SAUDADE, e do conterrâneo Lupicínio Rodrigues, no 78 rpm de 1952.

ALEMÃO - Olmir Stocker, nasceu em Taquari, em 1936. Violonista, guitarrista, compositor, parceiro de Elzo Augusto na canção ETERNO CANTADOR, título do disco de Luiz Gonzaga de 1982.

BARBOSA LESSA. Luiz Carlos Barbosa Lessa (1929-2002). Nasce em Piratini. Folclorista, escritor, músico, advogado, historiador, compositor. Coautor de CAPITÃO JAGUNÇO (Paulo Dantas – Barbosa Lessa), e autor exclusivo do xote AROEIRA (Barbosa Lessa), ambas do disco LUIZ “LUA” GONZAGA, de 1961.

HERON DOMINGUES. Heron de Lima Domingues (1924-1974). Nasce em São Gabriel. Locutor de rádio e de televisão. Em 1957, Luiz Gonzaga lança o disco 78 rpm da toada QUARQUÉ DIA, uma parceria deste gaúcho com o Jairo Argileu.

LUPICÍNIO RODRIGUES (1914-1974). Nasceu e faleceu em Porto Alegre. Cantor e compositor. Em 1952, Luiz Gonzaga grava duas valsas deste: JUCA (Lupicínio Rodrigues) e JARDIM DA SAUDADE (Lupicínio Rodrigues - Alcides Gonçalves).

RENATO BORGHETTI - Nasceu em Porto Alegre, no ano de 1963. Gaiteiro (gaita-ponto), compositor, pesquisador do folclore gaúcho, artista plástico, ensaísta, antropólogo. Luiz Gonzaga grava uma obra instrumental deste gaúcho, Forrónerão, no disco GONZAGÃO FORRÓ DE CABO A RABO, de 1986. A execução do gaiteiro é antecedida de música incidental - Jardim da Saudade - e da declamação do Rei do Baião exaltando as belezas gaúchas: “Ô beleza! Eu conheço o RS... Suas serras, as coxilhas, suas praias... É lindo demais. Olhe, se você num vai ter essa glória, faça como eu. Compre um disco de Renato Borghetti, leve pra casa, coloque na eletrola, sente na sua poltrona, tire o sapato, espalhe o pé e feche os olhos. Você vai ver até Lupicínio Rodrigues bebendo, cantando e amando aquelas chinas de lá! He! É bom demais... Rio Grande do Sul!”. Em seguida, Borghettinho executa sua exuberante e saltitante Forrónerão.

Fontes de pesquisa: www.radios.ebc.com.br/supertonica/olmir-stocker. / Enciclopédia da Música Brasileira: 1977. / Revista Nossa História, Nº 5: 2004. / Revista do Rádio: Nº 72; Revista do Rádio: Nº 200. / Lp FORRÓ DE CABO A RABO, 1986. / Acervo do jornalista Xico Nóbrega (Campina Grande-PB). / Acervo de Kydelmir Dantas (Nova Floresta-PB).

 https://www.facebook.com/profile.php?id=100010681625071

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário