Seguidores

terça-feira, 11 de abril de 2023

O LUGAR DA MORTE DE JESUÍNO BRILHANTE

 Por Dr. Epitácio de Andrade

“ Valha-me, Nossa Senhora da Conceição! Uma bala envenenada atravessou meu coração.” ( Sussurrou Jesuíno Brilhante na ânsia da morte).

Com direção e roteiro de Epitácio de Andrade Filho, fotografia: João Lima, “ O Lugar da Morte de Jesuíno Brilhante” é uma realização áudio visual amadora, produzida em 2005, que documenta mediante depoimento do cidadão nonagenário Mário Valdemar Saraiva Leão (98 anos) o local exato da emboscada fatal que ceifou a vida do cangaceiro potiguar Jesuíno Brilhante. O Serrote da Tropa na comunidade Santo Antônio, zona rural de São José de Brejo do Cruz, microrregião de Catolé do Rocha, Sertão da Paraíba, foi apontado por Mário Saraiva como “ O Lugar da Morte de Jesuíno Brilhante”. Segundo Seu Mário Saraiva Leão, após ser atingido por disparo de bacamarte, Jesuíno Brilhante, em seus últimos estertores, teria sussurrado: “Valha-me, Nossa Senhora da Conceição! Uma bala envenenada atravessou meu coração”.

Era dezembro de 1879. O Cabo Preto Limão foi o autor do tiro que pôs fim ao cangaço de Jesuíno Brilhante. Sob o título ‘Local da Morte de Jesuíno Brilhante’, uma versão simplificada do documentário foi reeditada pelo cineasta sergipano Robério Santos do canal “Cangaço na Literatura” e está disponível pelo Youtube.




Enviado pelo o autor.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário