Seguidores

quinta-feira, 6 de abril de 2023

SOBRE OS MEUS 22 LIVROS DIGITAIS (PDF) E UM IMPRESSO EM PAPEL, À DISPOSIÇÃO NO SIT www.antoniocorreasobrinho.com

Por Antônio Corrêa Sobrinho

A narrativa de jornais e revistas de época sobre acontecimentos históricos ocorridos ou relacionados, direta ou indiretamente, ao estado de Sergipe, sempre me interessou. Porque conhecer o quanto mais perto possível eventos extraordinários do passado sergipano, chega a ser uma necessidade minha. E ao satisfazer esta minha demanda, terminei formulando livros, os abaixo relacionados:


1. TRAGÉDIA DE RIACHUELO – O maior desastre ferroviário ocorrido no Brasil, ocorrido em 18.03.1946.
2. TRAGÉDIA DO RIO DO SAL – Queda do avião que matou 32 pessoas, dentre elas o governador do Rio Grande do Norte, Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia, desastre verificado na manhã do dia 12.07.1951.
3. NAUFRÁGIO DO RIO DO SAL – Em 28.10.1952, onde mais de 30 crianças alunos de escola do bairro Santo Antonio, de Aracaju/SE, e duas professoras perderam a vida.
4. OS TORPEDEAMENTOS QUE LEVARAM O BRASIL À GUERRA – Afundamento na costa sergipana dos navios mercantes brasileiros: Baependi, Araquara, Aníbal Benévolo, Itagiba e Arará, pelo submarino alemão U-507, nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 1942.
5. ANTONIO CONSELHEIRO E A GUERRA DE CANUDOS – A luta armada entre o Exército e os refugiados de Canudos, sob a liderança do beato Antonio Conselheiro, ocorrida nos sertões da Bahia em 1896-1897.
6. O CASO DE SERGIPE – A chamada Revolução de Fausto Cardoso. Sua morte e o assassinato do senador Olímpio Campos.
7. VISITA DO IMPERADOR D. PEDRO II À CACHOEIRA DE PAULO AFONSO – Relato da viagem que D. Pedro II fez, em outubro de 1859, à cachoeira de Paulo Afonso, na Bahia, pelo rio São Francisco, ocasião em que visitou hoje cidades sergipanas e alagoanas.
8. SUAS MAJESTADES IMPERIAIS, D. PEDRO II E DONA TERESA CRISTINA EM SERGIPE – Visita do casal imperial a Sergipe, no mês de janeiro de 1860.
__
O CANGAÇO, dos meus temas preferidos, me levou também a buscar, no prelo nacional, a imprensa escrita, em grande parte, a criadora e formatadora deste banditismo que imperou nos sertões nordestinos, textos que desde as suas publicações estavam completamente esquecidos, ávidos a serem lidos:
1. NOTICIÁRIO JORNALÍSTICO DA ATUAÇÃO, PRISÃO E JULGAMENTO DO CANGACEIRO ANTÔNIO SILVINO.
2. O REPÓRTER VICTOR DO ESPÍRITO SANTO NO ESTADO LIVRE DE PRINCESA, NA PARAÍBA, COM O CORONEL JOSÉ PEREIRA, E NA CAMPANHA MILITAR NA BAHIA CONTRA LAMPIÃO.
3. COMO SE FORJA UM CANGACEIRO.
4. O QUE DISSERAM OS JORNAIS “DIÁRIO DE PERNAMBUCO”, “A PROVÍNCIA”, “A NOITE” E O “JORNAL DO BRASIL” SOBRE OS CANGACEIROS LUIZ PADRE E SEBASTIÃO PEREIRA (SINHÔ).
5. A PSICOLOGIA DO CANGACEIRO.
6. BERLIET JUNIOR ENTREVISTA VOLTA SECA.
7. CANGAÇO E CANGACEIROS.
8. LAMPIÃO, MARIA BONITA E O CANGAÇO SOB O OLHAR DOS LITERATOS NOS JORNAIS E REVISTAS.
9. O FIM DE VIRGULINO LAMPIÃO – O QUE DISSERAM OS JORNAIS SERGIPANOS.
__
Transformei também em livro os seguintes textos:
1. GABINETE DE RISO - Coluna de humor do jornal “Correio de Aracaju”, publicada dos anos de 1907 até 1917. São mais de 1.500 textos espirituosos, anedotas, piadas. Livro prefaciado pelo saudoso professor e historiador Pedrinho dos Santos, autor de A República em Japaratuba, O Comedor de Jia e outros excelentes trabalhos.
2. O HISTORIADOR SEBRÃO SOBRINHO NAS CRÔNICAS DE ZOZIMO LIMA.
3. SERGIPE DE OUTRORA – Crônicas do jornalista e escritor sergipano Zozimo Lima.
__
Integra a lista MERAS IMPRESSÕES – os meus versos: livres, singelos, cordiais, rasos, reminiscentes. E, PALAVRAS QUE EDIFICAM E SALVAM –aconselhamentos morais do apóstolo Paulo, constantes das suas Cartas Apostólicas, livros do Novo Testamento da Bíblia.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=5795668910561937&set=a.290440857751464

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário