Seguidores

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

EXPEDITA FERREIRA - FILHA DE LAMPIÃO

Escrito por: LUENY TAVARES DE OLIVEIRA 
Lueny Tavares de Oliveira

Filha do maior mito da história nordestina, Expedita Ferreira Nunes, 74, é a única herdeira do capitão do Cangaço que ainda está viva. O único irmão que tinha, João Ferreira da Silva, o João Peitudo, morreu no ano 2000 vítima de um ataque cardíaco. Aos 21 dias de nascida, ela foi entregue a um casal amigo de Lampião e Maria Bonita e hoje Expedita é muito preservada pela filha, Vera Ferreira, funcionária pública no estado de Sergipe.


A senhora chegou a ver seus pais pessoalmente?

Sim,  três vezes. Em uma delas, meus pais adotivos me levaram para encontrá-los no mato. Só me lembro mesmo de uma vez que eu corri e me escondi. Meu pai, Lampião, foi atrás de mim. Na época eu estava com quatro anos. Não me lembro se eles foram me ver outras vezes. 

Recorda-se da época em que mataram seus pais?

Meus pais adotivos me chamaram para dizer. Eles estavam muito tristes. Eu, como criança, não entendia nada e colocaram uma roupa preta em mim.

A senhora foi discriminada por ser filha de Lampião?

Sim. Os meus primeiros anos de vida, morei com o casal Mamede Severo e Aurora. O casal tinha 11 filhos e fui criada com muito carinho por todos eles. Nunca esconderam que eu não era filha deles e falavam que eram meus pais. Após a morte dos meus pais em 1938 fui morar com o meu tio João em Própria, sempre escondendo a minha origem, pois era discriminada. Com aproximadamente 15 anos vim estudar em Aracaju. Hoje, as pessoas me entendem e não me discriminam mais.

Como a senhora tomou conhecimento da história do Cangaço?

Minha filha Vera sempre procurou estudar para eu entender direitinho. Antes nunca queria falar sobre Cangaço. As pessoas tinham preconceito e me discriminavam, e eu também não sabia muito. Hoje, tenho muito orgulho pelos pais que tive e por eles terem feito o que fizeram.
E o que a senhora diz sobre Maria Bonita, a sua mãe?

Tenho muita admiração pelo exemplo de coragem e determinação.

4 comentários:

  1. Gostaria de conhecer pessoalmente a dona Expedita, tirar uma foto com ela. Seria meu sonho!

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite, acabei de ver essa matéria e entrevista falando sobre a dona Expedita. Pois bem, achei uma prima! Sim, minha avó, que morreu há pouco mais de um ano, era sobrinha direta de Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião. Temos contato com mais pessoas da família que encontramos há alguns anos atrás, há mais de 60 anos sem se verem, sobrinhos de Lampião. Gostaríamos de encontrar amais pessoas de nossa família, conhecer e difundir sobre a história do meu tio, rs... Mande-me um e-mail se quiser/puder nos ajudar: daniel_moura92@yahoo.com
    Att: Daniel Rodrigo
    Deus vos abençoe mutuamente!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo18:39:00

    Tem que preservar a memória sim, faz parte da história brasileira.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo23:03:00

    Meu pai e sobrinho direto de Lampiao. Filho de Analia Ferreira. Gostaria tambem de entrar em contato com familiares que tenham a disposicao para ajudar na historia da familia. Estou realizando a arvore genealogica e Virgulino Ferreira tem sido a peca chave para encontrar pessoas.
    Obrigado a todos! norberto-26@hotmail.com
    Neilton Pereira

    ResponderExcluir