Seguidores

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

William Palha Dias

Por: Leandro Cardoso
Sousa Neto, Antônio Amaury e Dr. Leandro Cardoso Fernandes

Caro Severo, 

Manoel Severo e Rostand Medeiros

venho comunicar a toda a comunidade cangaceira o falecimento do 


Dr. William Palha Dias, aos 96 anos, ocorrido ontem às 18h, em Teresina, Piauí. Dr. William era sócio da SBEC e autor de duas obras sobre o cangaço: Alcorão Rubro (1994) e Papo Amarelo: Drástica Solução (2000), juiz aposentado e membro da Academia Piauiense de Letras.

Alcorão Rubro é um trabalho romanceado, embora baseado em fatos reais, sobre a guerra ocorrida no sul do Piauí, na época da exploração dos maniçobais, com grande aporte de cangaceiros das regiões limítrofes entre Piauí, Bahia e Goiás, havendo, inclusive, a tomada da cidade de Corrente pelos cangaceiros infrenes.

Papo Amarelo; Drástica Solução versa sobre a guerra entre o Coronel Claudionor Augusto Dias (genitor de William Palha Dias) e Ângelo Gomes Lima, o Ângelo da Jia, de Tacaratu (PE). Há ainda, no livro, fatos referentes à passagem de Sinhô Pereira por Caracol, gravados por Dr. William, que os recolhera do próprio genitor, que acompanhou e ciceroneou Sinhô Pereira durante sua passagem pela região.

Aqui rendo minha homenagens a Dr. William Palha Dias, cuja cultura e boas obras ajudam a eternizá-lo, apesar de não suplantar sua ausência.
Grande abraço a todos.

Leandro Cardoso Fernandes 
Médico, pesquisador, escritor
Sócio da SBEC

NOTA GECC- GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO DO CEARÁ

O GECC, se une ao sentimento de pesar pelo falecimento do Dr. William Palha Dias, hipotecando nossos pêsames a toda família e amigos.

ÂNGELO OSMIRO
PRESIDENTE

Cariri Cangaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário