Seguidores

terça-feira, 6 de março de 2012

Rei Dom Manuel I – O Venturoso

Dom Manoel
Dom Manuel I o venturoso
 
Foi rei da Segunda Dinastia e o décimo quarto Rei de Portugal. Filho de Dom Fernando, Duque de Viseu e de Dona Beatriz, que nasceu em Alcochete a 31 de Maio de 1469 e morreu em Lisboa a 13 de Dezembro de 1521. Dom Manoel está sepultado em Lisboa, no Mosteiro dos Jerônimo.
Dom Manoel casou com Dona Isabel de Aragão e teve como descendentes legítimos: Dom Miguel, Dona Isabel, Dona Beatriz, Dom Luís, Dom Fernando, Dom Afonso, Dom Henrique, Dona Maria, Dom Duarte, Dom Antônio, Dom Carlos. Começou a governar em 1495 e terminou em 1521.
Em circunstâncias normais, Dom Manuel não seria nunca rei de Portugal. Mas a sorte bafejou-o. O seu antecessor, Dom João II, não deixou descendentes direto, pois o seu único filho legítimo, Dom Afonso, morrera aos dezesseis anos, devido a uma queda de cavalo.
O parente mais próximo eram precisamente Dom Manuel, neto paterno do rei Dom Duarte e primo e cunhado de Dom João II. Mas não foi apenas por herdar o trono que Dom Manuel foi cognominado de “O Venturoso”. É que, à exceção dos casamentos (enviuvou duas vezes), tudo lhe correu bem na vida.
 
Assim, durante o seu reinado, Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para a Índia;
Pedro Álvares Cabral anunciou a descoberta oficial do Brasil;
http://viajandonotempo.blogs.sapo.pt/7622.html
 Afonso de Albuquerque dominou a Índia e assegurou para Portugal o monopólio do comércio das especiarias.

Agradecimento aos Portugueses

Agradeço aos Portugueses que muito têm visitado este humilde blog. Gostaria de agradecer um por um, mas como não disponho de e-mails, vou agradecendo coletivamente.
Depois do Brasil, o país que mais tem acessado estas páginas, é realmente o nosso querido pai, Portugal.
Muito obrigado por vocês confiarem nos bons trabalhos dos nossos escritores, pesquisadores e historiadores do cangaço do nordeste brasileiro. 
José Mendes Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário