Seguidores

sábado, 14 de julho de 2012

ANÉSIA CAUAÇU – uma cangaceira baiana

Jornal A TARDE, 25.10.16, p. 1.

Conheça a história de Anésia Cauaçu. Anésia Cauaçu " mulher, mãe, guerreira. De seu lado, Anésia passou à história como uma figura única de mulher " mãe e guerreira. Seu vulto histórico se amplia o passar do tempo.

E Anésia contou:


"Os Cauaçus eram comerciantes e lavradores. Fazendeiros, possuindo algum capital, com muitas cabeças de gado, foram sempre muito considerados em Jequié, Brejo Grande, Conquista, Maracás, Amargosa e Boa Nova, negociando com as principais firmas do sertão baiano, dispondo de muito crédito e bom conceito.


Jornal A TARDE, 25.10.16, p. 1.

Os Cauaçus fizeram lenda numa vasta região que se inicia na Chapada Diamantina e chega até a caatinga de Jequié, Maracás e vizinhanças, onde desde o século XIX se destacaram pela coragem e bravura. Em nossa região, a parte da família que aqui vivia como pacatos agricultores e criadores de bode e gado, terminou empurrada para a luta armada, quando um de seus membros foi assassinado a mando de Zezinho dos Laços, personagem que aterrorizou a região por várias décadas.

Anésia era uma Cauaçu de fibra. Alta, esguia, olhos azuis, não tinha o perfil da catingueira. Casada, mãe pelo menos de uma filha, viu-se envolvida nas lutas que se seguiram contra o bando de Zezinho dos Laços, Marcionílio e Tranquilino Sousa, além da própria polícia. Viu morrerem pais e irmãos, bem como vários membros de seu bando; viu também sua mãe ser presa e torturada, nem assim jamais se abateu. Nas lutas em que se envolveu, logo adquiriu fama de exímia atiradora, de pontaria melhor que os homens do bando, capaz de acertar o dedo de um militar que apontava a seus comandados a direção onde estavam os Cauaçus, a mais de 300 metros de distância! Anésia foi presa em 1916 e solta em seguida. Por volta de 1930, ao que se sabe, vivia na região de Ilhéus. Não se tem notícia da data de sua morte nem do que teria acontecido a sua filha.


Zezinho dos Laços foi morto numa emboscada preparada pelos Cauaçus. O banditismo na região de Jequié sofreu forte baixa a partir da Revolução de 1930, com as prisões de Marcionílio e de seu filho Tranquilino Sousa.


 Capitão Silvino de Araújo, que às vezes lutava contra os homens de Marcionílio e, em outras, contra os próprios Cauaçus, por apoiar o movimento de 30, recebeu as graças do governo revolucionário.

De seu lado, Anésia passou à história como uma figura única de mulher " mãe e guerreira. Seu vulto histórico se amplia o passar do tempo.

UM DEPOIMENTO - Márcia do Couto Auad (*)

Lembro do momento em que meus olhos se iluminaram, pela primeira vez, diante de Anésia Cauaçu. Ao nos fazer retornar às passagens mais significativas de nossas vidas, a memória elege imagens, momentos, palavras, cheiros... que funcionam como símbolos de ligação entre essas lembranças e o que as faz despertar, quando reativadas no presente.

 Sendo essa premissa válida, diante de tantas verdades, lembro-me agora do momento exato em que a figura de Anésia Cauaçu surgiu aos meus olhos. E foi tamanha sua imensidão e tanto o meu fulgor que mal pude conter-me de alegria e prazer. Era meu último dia em Salvador, um sábado, na sede do jornal ATARDE, na seção de arquivo onde pesquisava. 

A funcionária do setor gentilmente me avisou faltarem dez minutos para o fim do expediente, e eu já havia extrapolado o prazo inicial estipulado. Passei a ser mais rápida na leitura dos microfilmes sobre o inquérito policial aberto para apurar as arbitrariedades da polícia contra os Cauaçus, motivo inicial de minha investigação. E quando a moça me alertou que o tempo havia terminado, rodei ainda pela última vez a manivela da máquina de micro filmagem, e para minha surpresa lá estava ela, seu nome em letras garrafais, matéria de primeira página. Se isso não bastasse, havia uma foto, estragada pelo tempo naquela edição de 25/10/1916.
 

Anésia não estava sozinha " estava de pé, altiva, com uma menina risonha e descalça, também de pé, trepada num banquinho desses de madeira tosca, encontrados em tantas casas de roça. A menina era sua filha. Ali estava a Anésia mãe que, como qualquer mãe, na hora da refeição, pega seu filhote e vai alimentá-lo com um prato de arroz e feijão, carne de sol ou carne seca, quase sempre misturados com farinha de mandioca. Assim a víamos " prato de comida na mão, um pano jogado ao ombro à frente daquela que podia ser tanto sua casa quanto um outro lugar onde se arranchara. Essa a imagem.
 

Busquei ler suas declarações naquele jornal. E como que transportada, imaginei Anésia falando. Quase podia ouvi-la narrar parte de sua vida e da vida de sua família. A materialização selou de vez meu compromisso com aquela mulher, que me deixava a um só tempo intrigada e deslumbrada.
 

No momento seguinte, paradoxalmente, me decepcionei. Foi bom achar ali a foto de Anésia. Mas já que havia a foto, porque não estava ela vestida de guerreira, com suas armas, suas cartucheiras, seu chapéu, a "bandida" construída pelo meu imaginário, cuja representação estava nas imagens de célebres cangaceiros, em reproduções de Lampião e sua companheira Maria Bonita?
 

Decepção momentânea, nada disso importava.O que mais sentia era a satisfação do ser capaz; de quem, diante de tantos caminhos (como Alice, a do País das Maravilhas) a escolher qual me levaria a melhor seguir para encontrar as respostas a minhas indagações ante o desconhecido. 

Naquele momento, outras tantas questões se estruturavam e me faziam pensar que a partir de então todo um universo se descortinava. Agora era organizar melhor as informações para tentar contribuir no preenchimento da grande lacuna existente na história das mulheres bandidas, que atuaram à margem ou ao lado dos homens.
 

Anésia representa o símbolo da coragem e do destemor na região de Jequié. E entre suas características mais notáveis percebe-se o amor que devotava à família. Diria mesmo que foi esse amor o elemento primordial capaz de fazê-la imprimir sua marca e perpetuar-se na memória coletiva como mulher respeitada pela valentia e pela força em combate. Como outras mulheres guerreiras de seu tempo, que também vivendo na caatinga tornaram-se símbolo de força e resistência. Mulheres sobreviventes à rudeza da terra e às lutas constantes por poder e demarcação de territórios.
 

Essa a lembrança que me surgiu quando pretendi iniciar meu depoimento, de modo a apresentar Anésia Cauaçu com a mesma emoção com que ela chegou a mim. Imagem e voz.
 

Anésia Cauaçu "mulher, mãe, guerreira pertenceu a um momento singular da história da região" o banditismo. A mulher-bandida que em determinado momento chegou a liderar seu bando e nele imprimir sua marca de coragem e valentia. Talvez sua característica seja a de exímia atiradora, pela qual se fez respeitada em toda a região, de Maracás a Jequié e vizinhanças. Sua história é formada, em verdade, de muitas histórias.

Esse é um fragmento da memória de quem, como pesquisadora, viveu em Anésia, uma longa trajetória ainda inacabada.


(*) Mestra em Memória Social e Documento (UNIRIO). Professora da UNEB-Campus Ipiaú.

DERRAMAMENTO DE SANGUE E MAGIA NEGRA NA SAGA DE ANÉSIA

SALVADOR SEGUNDA-FEIRA 25/7/2011.
JUSCELINO SOUZA
Vitória da Conquista

O escritor Domingos Ailton, descreve a briga entre famílias que deu origem à história que notabilizou a cangaceira baiana Anésia Cauaçu. O autor ouviu relatos de antigos moradores da região, como o lavrador Claudionor Souza, para escrever o romance histórico; Anésia lidera e enfrenta vários combates no sertão da Bahia com coragem e uma força extraordinária Narrativas orais e pesquisas garantem fidelidade aos fatos.


O romance Anésia Cauaçu, de Domingos Ailton, reporta à formação do município de Ituaçu, antigo Brejo Grande, e relata as brigas de duas famílias da localidade: os Silvas, conhecidos como "rabudos", e os Gondins, chamados de "mocós". O derramamento de sangue começa quando o major Zezinho dos Laços, um dos líderes dos "rabudos", exige que um primo de Anésia, Augusto Cauaçu, acompanhe seu grupo de jagunços em uma emboscada contra a família Gondim. Augusto se recusa e é assassinado a sangue-frio a mando de Zezinho dos Laços.A família Cauaçu se reúne e resolve vingar a morte, assassinando Zezinho dos Laços seis anos depois em uma tocaia na Fazenda Rochedo com uma bala feita do chifre de um boi preto, que fora confeccionada pelo pai de santo Heitor Gurunga, um sacerdote da religiosidade afro que cuidava do povo pobre da região.

Daí em diante a história começa a prender a atenção pela narrativa suave, como se projetasse imagens na mente do leitor, e pelo viés dramático ao redor da chacina que viria. "Ao saber da morte de Zezinho, seu irmão Cassiano do Areão, o cunhado, coronel Marcionílio de Souza, e o filho deste, Tranquilino de Souza, passam a perseguir e matar membros da família Cauaçu e do bando de cangaceiros que acompanha o grupo, comandado por Anésia e seu irmão José Cauaçu", diz Domingos.


Surge, então, a lendária figura da cangaceira Anésia Cauaçu, que lidera e enfrenta vários combates com coragem e uma força extraordinária. Tal força, contam os mais velhos, reverberando relatos de geração em geração, vinha de poderes ocultos, tipo magia negra. "Em muitos momentos ela envultava (desmaterializava) e virava uma rocha ou toco de árvore", explica o lavrador Claudionor Souza.


Na tentativa de erradicar o bando de cangaceiros e por fim aos embates, o governador da Bahia na época, Antônio Muniz, denomina o movimento armado dos Cauaçus de "conflagração sertaneja" e envia para Jequié e região mais de 240 soldados. Os cangaceiros passam a utilizar táticas de guerrilha para enfrentar a polícia. "Anésia cai em emboscada e é presa. Interrogada, é posta em liberdade e concede entrevista de primeira página na edição de 25 de outubro de 1916 do jornal A TARDE sobre a história do bando", enfatiza o autor.


Ao saber que a líder fora rendida e posta fora de combate, a força policial começa a praticar uma série de arbitrariedades contra a população jequieense e da região, como represália pelo suposto apoio ao cangaço. Não se sabe ao certo qual o paradeiro de Anésia. Alguns sustentam que ela mudou o nome e permaneceu em Jequié, como simples lavradora, até morrer, em dia, mês e ano ignorados.
Juscelino Souza / Ag. A TARDE

Fontes:
www.domingosailton.com/blog/wp-content/uploads/2011/07/atarde2.pdf
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

2 comentários:

  1. Anônimo22:12:00

    gostaria saber a respeito de luiz aluar e joão aluar, morador de brejo grande maracas e curral novo luiz aluar era meu avó meu no é atilano pereira de almeida, meu pai purcino sousa almeifa obs:almeida

    ResponderExcluir
  2. Anônimo09:13:00

    Caro Mendes: O meu bom-dia
    Tenha certeza que eu considero ANÉSIA CAUAÇU como a precursora das mulheres que ingressaram no cangaço, logo que em 1916 quando foi presa, não se falava em mulher cangaceira. E o mais importante da história é que ela pegava firmemente nas armas.
    Grato,
    Antonio Oliveira - Serrinha - Bahia

    ResponderExcluir