Seguidores

sábado, 14 de julho de 2012

Trio Mossoró - 30 Dias de Forró (1976)

capa

Trio de forró. Cantores. Instrumentistas. João Batista, o João Mossoró - Mossoró (RN). Hermelinda Batista, a Ana Paula - Mossoró (RN) Carlos André Batista, o Oséas Lopes - Mossoró (RN)

Irmãos. Fundado no princípio dos anos 1950 por Carlos André Batista, sanfoneiro que já havia atuado na Rádio Tapuyo de Mossoró (RN). 

Carlos André - Oseas Lopes

Pouco depois, Carlos André mudou-se para o Rio de Janeiro, para onde chamou os irmãos para continuar o Trio Mossoró. No Rio de Janeiro, o líder e fundador do Trio já atuava nas rádios Mayrink Veiga e Nacional mantendo contato e intercâmbio com o compositor maranhanse João do Vale. 

Em 1954 recebeu em cerimônio no Teatro Municipal no Rio de Janeiro, o troféu Elderbe, o mais importante prêmio musical naquele momento. Em 1962 gravou o primeiro disco, o LP, "Rua do namoro". Gravou ao longo da carreira cerca de 10 LPs, entre os quais, "Trinta dias de forró", "Transamazônica, o paraíso da esperança" e "Forró do mexe mexe". 
Participou ainda de inúmeras coletâneas, entre as quais, "A grande parada nordestina", no qual interpretou "Na fogueira", de Dominguinhos e Anastácia. O Trio se separou em 1972 e seus integrantes partiram para atuações individuais. 

Em 2001 a BMG lançou a série "Quatro em um", na qual o Trio Mossoró aparece no volume 19 interpretando "Boiadeiro", de Amim Sáfady, "Carro-de-boi", de Geraldo Nunes, "Amor da minha vida", de Raul Sampeio e Benil Santos e "Quero ver se não vai dar", de Almeida Lopes e Gebardo Moreira. 

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário