Seguidores

sábado, 14 de julho de 2012

Projeto nacional "Tudo de cor para você" chega a Mossoró e renovará Catedral de Santa Luzia

igreja_de_santa_luzia_2

Um dos principais patrimônios históricos de Mossoró, a Catedral de Santa Luzia, ganhará nova cor para ressaltar a beleza do monumento que é símbolo do povo mossorosense. A iniciativa faz parte do projeto "Tudo de cor para você", da Coral, que desde 2009 vem colorindo diversos patrimônios históricos no Brasil.

Neste mês, chegou a vez de Mossoró receber o projeto de abrangência nacional. A pintura da Catedral de Santa Luzia terá início hoje, 10, e deverá ser concluída em agosto.

O "Tudo de cor para você" é o principal projeto socioambiental da AkzoNobel. Desde o seu início, em 2009, mais de 96 mil litros de tintas já foram usados para renovar mais de 2.200 imóveis em comunidades de diferentes regiões do país.

Já receberam o projeto as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Olinda, Porto Alegre, Ouro Preto, Porto Seguro, Florianópolis e Fortaleza. A iniciativa, entretanto, não se restringe a levar cores para praças do Brasil inteiro. O combate à degradação de áreas e patrimônios históricos promove alegria, descontração e une moradores, voluntários e mais de mil funcionários em uma grande onda de pintura e conservação das áreas escolhidas.

O projeto oferece, ainda, treinamento e capacitação a pintores que residem nas regiões beneficiadas, fechando um ciclo sustentável que resulta no aumento da autoestima e da cidadania da comunidade.

O projeto da Coral conta com o apoio e participação dos Sindicatos das Indústrias e da Construção Civil de Mossoró, de empresas locais e da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM).


CATEDRAL DE SANTA LUZIA

Com 169 anos de fundação, a Catedral de Santa Luzia é um dos mais importantes símbolos de Mossoró. A história da igreja e a história da cidade de Mossoró estão tão ligadas que chegam a se confundir.


O livro "Paróquia de Santa Luzia, 150 anos", do monsenhor Francisco de Sales Cavalcanti, relata que a paróquia de Mossoró foi criada devido à necessidade de trabalho evangelizador mais intenso na cidade. Isso porque, até então, a capela de Santa Luzia pertencia à Freguesia de Apodi, o que restringia o trabalho pastoral.

Assim, com a capela elevada à condição de matriz, com a criação da paróquia, Mossoró passaria a contar com a presença permanente de um padre. E assim aconteceu a partir de 1842, quando dom Manoel Assis Mascarenhas sancionou a Resolução nº 87, criando a Freguesia de Santa Luzia de Mossoró.

O primeiro vigário foi o padre Antônio Joaquim, que pastoreou em Mossoró por 51 anos. Com o tempo, a Paróquia de Santa Luzia passou a ser a sede da Diocese de Mossoró, desmembrada em outras paróquias, tornando-se paróquia com característica urbana. Atualmente, a paróquia é dividida em quatro áreas paroquiais e 14 setores missionários.



Fontes consultadas: 

Jornal O Mossoroense.
Blog do Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário