Seguidores

domingo, 5 de janeiro de 2014

História dos Volantes - O Major "Menêis"



Acima  foto e nota de falecimento publicada na época pela revista da Policial Militar. 

Manoel Campos de Menezes, nascido em Chorrochó no ano de 1906, escolheu este distrito para regimentar o seu batalhão de caça aos bandoleiros. Dada sua localização as forças instruídas os fazendeiros para abandonarem suas propriedades e passarem a morar em Chorrochó, tanto para se livrarem dos bandidos e massacres de Lampião e seus cabras, como também para doarem asilo aos cangaceiros. O distrito de Chorrochó ficou incólume dos ataques dos bandidos, mas muitas propriedades foram saqueadas, destruídos massacrados os fazendeiros, o arraial de Várzea da Ema foi incendiado, apesar da eficiência do comando do Major Menezes.

 Tinha um orifício de bala na face, recebido em um combate que segundo a literatura foi provocado pelo próprio Lampião. Que nutria um certo "respeito" pelo oficial chegando a apelidar um de seus cães com o nome de "Menêis". 

Tornou-se comandante das F.O.N.E. (Forças em Operações no Nordeste) baianas... Mas faleceu muito jovem, acometido de meningite em 1937, ainda comandando a unidade.

 Abaixo foto e nota de falecimento publicada na época pela revista da Policial Militar. 

Fonte: Chorrochó on line 
Créditos para Rubens Antonio  

http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2014/01/historia-dos-volantes.html
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário