Seguidores

quinta-feira, 17 de julho de 2014

“A TRIBUNA” – 16/06/1931 LAMPIÃO E AS INFORMAÇÕES DO CORONEL ANTONIO FRANCO


Observações feitas pelo coronel Antônio do Prado Franco (irmão do ex-governador Augusto do Prado Franco), sobre a presença funesta de Lampião em Sergipe, vistas, por este diário sergipano, já extinto, como direcionadas ao ex-presidente do Estado, Manoel Correia Dantas, e devidamente contestadas.

O coronel Antonio Franco, atualmente no Rio de Janeiro, forneceu ao “Diário de Notícias” uma fotografia do grupo sinistro de Lampião, acompanhada de informes bastante exagerados.

Da leitura do jornal carioca, tiramos a conclusão de que o coronel Franco visou, exclusivamente, atingir o governo Manoel Dantas, tornando-o culpado pelas incursões do bandido, no território sergipano. E, para isso, não teve a menor cerimônia de torcer a verdade dos fatos, adulterando-os de uma maneira irritante.

O coronel, autor do famoso telegrama, informou ao “Diário de Notícias” que Lampião entrou sozinho na cidade de Capela, “deixando acampada nos arredores a sua cabroeira.”

Não é verdade.

Lampião invadiu inesperadamente aquela cidade acompanhado por todos os seus asseclas e não foi “apresentado às famílias capelenses”, como informou o coronel Franco.


Também não é verdade que o honrado intendente de Capela, àquela época, tenha feito discursos “dando conta à numerosa assistência do tributo estabelecido por Lampião”.

E o exagero do coronel Antonio Franco deu até para dizer que o terrível bandoleiro, “cansado das incursões pelos ambientes familiares”, depois de “comunicar-se pelo telefone com o governador Manoel Dantas, fazendo-lhe uma ameaça insultuosíssima, retirou-se tranquilamente”.


Lampião não conseguiu, de maneira alguma, comunicar-se, nem pelo telégrafo, nem pelo telefone, pois as comunicações foram todas interceptadas imediatamente pelas autoridades dos lugares vizinhos, a não ser que o facínora tenha conseguido falar com o Engenho Central, onde reside o coronel Antônio Franco, e com quem sempre manteve amistosa correspondência.

O que é sabido em Sergipe é que Lampião vive apadrinhado pelos ricaços da terra, pois se aponta as fazendas por ele respeitadas e dentre elas estão as do coronel Antonio Franco, onde Lampião passa e recebe as homenagens da melhor camaradagem.

O governo passado perseguiu o grupo facinoroso, combateu com toda eficiência o banditismo, acabando com os criminosos que viviam guardados por poderosos capitalistas nas margens do São Francisco, nas terras de Riachuelo e etc...

Não tem dúvida que o coronel Antonio Franco tem sido infeliz na sua viagem... 

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

2 comentários:

  1. A foto no post como Coronel Antônio Franco não e dele. A foto e a fotografia oficial de Manoel Dantas da usina Vassouras, que foi governador de Sergipe de 1927/1930.

    ResponderExcluir
  2. Grande Paulo Brandão: Muito obrigado pela sua informação. Eu tinha dívida, mas infelizmente findei postando-a.
    Participe sempre do nosso blog.

    Felicidade e paz para você, familiares e para todos que fazem parte da sua amizade.

    José Mendes Pereira
    Mossoró terra de Santa Luzia
    Rio Grande do Norte

    ResponderExcluir