Seguidores

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Sinhô Pereira e Lampião

Sinhô Pereira

Quando Lampião e seus irmãos Antônio e Livino caíram em definitivo no cangaço, em Junho de 1920, para vingar a morte de seu pai, Virgolino teve que aguardar bastante tempo até ser chamado de chefe, ou líder de bando ou até de Lampião. Com efeito, a princípio os Ferreiras entraram para o bando de Sebastião Pereira mais conhecido como Sinhô Pereira, um pernambucano nascido em 1896 e falecido em Minas Gerais em 1972.


Segundo Sinhô Pereira em entrevistas: “- Lampião e os irmãos chegaram de Alagoas depois do assassinato do pai, dispostos a confrontar com José Saturnino, seu inimigo comum. Não tinham condições financeiras nem experiências e participaram com muita bravura de alguns combates”.

Havia muitas ligações entre Lampião e Sinhô Pereira: eram vizinhos; a mãe de Lampião era afilhada do pai de Sinhô Pereira; o pai de Lampião era afilhado do Padre Pereira, tio de Sinhô Pereira; as famílias eram amigas; e com comuns inimigos: “Os Saturninos” e José Lucena.

Sinhô Pereira possuía alguns antepassados ilustres, pois descendia do coronel Andrelino Pereira da Silva (1830-1901), o Barão de Pajeú. Era alfabetizado e trabalhava no campo, o que o diferia culturalmente bastante dos outros bandoleiros. 

http://www.piracuruca.com/index.php/historia/169-chefe-de-lampiao-foi-expulso-do-piaui

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário