Seguidores

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Lampião, o cangaceiro capitão


Sinopse:

A trajetória de Virgulino Ferreira, o Lampião.

A infância, a morte dos pais assassinados pelos macacos (policiais), a entrada no cangaço, o contato com os outros cangaceiros, os principais combates. A fé em Deus, em Padim Padi Cíço, o amor por Maria Bonita, o nascimento da filha Expedita Ferreira, a morte dos seus irmãos e de outros cangaceiros. As alegrias e tristezas vividas no sertão nordestino.

Sobre o ator - Rodrigo Jundiá

Em meio a uma realidade nada fácil. Onde sonhos são vistos apenas em filmes.

Eis que foi inserida uma semente em um menino pobre, quando ainda criança não tinha sonhos para nada, nem esperança.

Foi no teatro, que o ator Rodrigo Jundiá mudou a sua historia para melhor, quebrou barreiras à timidez, os seus medos que o mundo, que as pessoas o fizeram ter delas.

Foi plantado um desejo de ser ator, um desejo de levar a felicidade através da arte onde sua missão é mostrar aos jovens e adultos que você se reencontrando nos seus sonhos você será plenamente feliz.

Sobre o texto

Por que Lampião?!

Quando se trata de citar e ou encenar a respeito de uma figura seja ela pública ou não, herói ou bandido há um pré-julgamento!

Muitos ficam na superficialidade e não procura conhecer o que motivou o “herói ou o bandido” a se tornar o que se tornou. É preciso deixar o prejulgamento, ampliar nossos conhecimentos, sei que cada um tem a sua verdade, porem a minha função como artista é simplesmente trazer a tona uma parte da historia sem fazer qualquer tipo de julgamento. Fazendo com que cada um dos espectadores se tornem pensadores e então busquem na historia suas próprias verdades. Escolhemos sim; Lampião, por ser uma figura polêmica que levanta a bandeira para muitos de herói e para outros de bandido, o Robin Hood do sertão nordestino. É claro, e eu tenho plena consciência de que em 45 minutos não há maneira de contar tudo que aconteceu a Lampião, e aos seus, o que levou 20 anos. Mas, há sim uma maneira de manter viva essa historia, através do espetáculo: Lampião, o cangaceiro capitão, o qual faz parte do Nordeste, que faz parte do nosso Brasil.

Por: Rodrigo Jundiá.

Em meio ao cenário construído pelo Ator, com: cerca, cabeça de boi. No cenário há um baú que trava uma cumplicidade maior com o ator e com a plateia. Dele saem algumas cenas tornando-as lúdicas e muito teatrais. O qual transforma o espetáculo e aproxima o publico do que há de universal em Lampião, sem romantizar o cangaceiro, nem condená-lo, mas entender; Seus motivos diante do abandono das leis de uma nação.

Com pesquisa iniciada em 2006, buscamos a cada experiência nas apresentações e nos debates adquirir material para aperfeiçoar o espetáculo.

Te espero!
Rodrigo Jundiá

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário