Seguidores

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

O CANGACEIRO ÂNGELO ROQUE


Ângelo Roque da Costa, nascido em 1899 no sítio Quixaba, município de Tacaratu-PE. Fez-se cangaceiro no ano de 1926, para se livrar da vingança de inimigos poderosos, um dos quais tinha sido abatido por ele, em virtude de lhe ter desvirginado uma irmã. 

Após os primeiros anos de luta, há processo-crimes contra ele no cartório de Tacaratu que datam de 1923, período em que agiu por seus propilos meios

Aderiu ao grupo de Lampião, chegando a se destacar como chefe de subgrupo. sua atuação teve por palco principal o sertão da Bahia, e a zona de fronteira entre esse Estado com o de Pernambuco. 

Entregou-se às autoridades somente no ano de 1940, em Paripiranga-BA, e após o cumprimento da pena que lhe foi destinada, reintegrou-se facilmente à sociedade, indo residir em Salvador. Teve no cangaço, o vulgo de Labareda, que nunca pegou muito. Era conhecido na caatinga por " Anjo Roque".

Ângelo Roque faleceu com idade avançada na sua cidade de residência. Deixou-nos no cangaço, um precioso testemunho, minudente e sincero no descrever as características e excessos da vida que abraçou.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário