Seguidores

sábado, 10 de setembro de 2016

CORONEL ARCELINO DE BRITO X LAMPIÃO - (02.03.1872 - 15.07.1946+)

Material do acervo do pesquisador do cangaço Voltaseca

Dos irmãos vindos do Pajeú, Arcelino foi o que mais se destacou na política, vindo a ser agraciado com a patente de coronel da guarda nacional. Tornou-se um dos maiores proprietários de terras da região. Em suas fazendas, criava muito gado, e chegou a montar no povoado, uma usina de beneficiamento de caroá planta muito abundante na região, em sociedade com seu filho Theopompo. Foi, em decorrência dessa usina, que Ipojuca ganhou luz elétrica, mas o seu uso era restrito à fábrica e às casas do coronel e de seu filho Antonio.

Casou-se três vezes: Do seu casamento com dona Belmira (Cabloquinha), nasceram dois filhos: Theopompo e José, conhecido como seu Dé,; do segundo casamento com dona Senhorinha, nasceram Marieta, Antônio, Lourdes, Ari, Conceição, Arcelino Filho (Tica) e Armandor; do terceiro matrimonio com dona Elifía, nasceu José Sérgio.

Arcelino era homem de muitas amizades e prestígio, o seu nome tornou-se conhecido e respeitado em todo o Sertão. Nem o próprio Lampião ousou defrontar-se com o coronel Arcelino de Ipojuca.

Conta-se que no ano de 1936, o famoso cangaceiro Virgulino, o Lampião, nas suas andanças pelo sertão, certa vez, passando a algumas léguas de distância de Ipojuca, resolveu mandar um emissário para buscar dinheiro, em nome da fama de que gozava em todo Nordeste. Endereçou uma carta ao Coronel Arcelino de Britto, exigindo que lhe fosse enviado à vultosa quantia de cinco contos de réis, soma essa que representava verdadeira fortuna para a época. O coronel, pelo mesmo portador, respondeu que - só mandava dinheiro para cangaceiro se fosse com promissória avalizada pelo juiz de direito da comarca, pelo delegado de polícia e pelo padre da freguesia.

Lampião tornou a enviar outro mensageiro e, desta vez, ameaçando que, se o dinheiro não viesse, iria invadir a Ipojuca e tocar fogo em todas as fazendas do coronel.

Mais uma vez o coronel despachou o portador, apenas com uma pequena resposta verbal: 

- Diga àquele bandido que eu não tenho dinheiro para cangaceiro, e se ele quiser que venha buscar, pois eu tenho pra ele é cem cabras no rifle.

O mensageiro de Lampião deve ter constatado a coragem e a determinação do coronel Arcelino e ainda a quantidade de homens que o mesmo mantinha nas armas, pois reunindo todos, inclusive os familiares, ultrapassava os cem, e todos fortemente armados.

Lampião, como bom estrategista que era e não querendo correr riscos desnecessários, absteve-se da invasão do povoado, limitando-se a um grupo de cangaceiros ligados a ele e comandados por um cunhado seu de nome Virgínio, fazer incursões em fazendas, vilas e cidades não muito distantes de Ipojuca.

Ipojuca veio a ser um reduto intocável, e sobre ela nascera um mito, pois a própria polícia só se arriscava numa diligência por lá se o contingente de praças fosse multiplicado.

Em algumas ocasiões, a polícia chegou à Ipojuca com um caminhão cheio de soldados armados até de metralhadoras, e era visível a preocupação nos rostos dos policiais.

Em seus últimos anos de vida, o coronel Arcelino passou invalido, acometido de um moléstia de fundo neurológico, só se locomovendo amparado por dois de seus homens de confiança. Mas, mesmo prostrado, ainda era poderoso o coronel Arcelino de Britto, e recebia sempre em sua casa, grande quantidade de amigos que iam visitá-lo ou buscar algum tipo de ajuda.

E foi em julho de 1946 que coronel Arcelino entregou sua alma a Deus...
O cortejo fúnebre percorreu a pequena distância entre o povoado e o cemitério, ao som de cantos e orações, coordenados por um sacerdote franciscano.

Ipojuca se despedia do seu grande líder naquela manhã fria e nubla, deixando transparecer a dor e a tristeza em todos os presentes. Até a natureza parecia partilha da tristeza que envolvia o povoado e os seus habitantes, com a morte do coronel Arcelino de Brito.

Fonte do Livro "Ipojuca: Sua História e Sua Gente"
Autor Luiz Carlos de Britto Cavalcante
Capitulo 4 pagina 40

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=557301641138481&set=gm.525331737675775&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário