Seguidores

quinta-feira, 4 de maio de 2017

CADEIA PARA PRENDER LAMPIÃO.

Material do acervo do pesquisador José João Souza

O Governo do Estado de Pernambuco resolveu construir uma cadeia nova em Vila Bela, mais segura, com estrutura moderna, dentro de um programa de combate ao cangaceirismo no Sertão. Administrava Vila Bela, na época, o prefeito João Alves de Barros, conhecido por João Lucas, um dos principais chefes político da família Carvalho. João Lucas administrou o município no período de 1925 a 1928. 

O principal argumento para construir nesta cidade uma nova cadeia era o fato de ser aquele rincão o berço do mais perigoso cangaceiro e, ser esta região povoada por bandos de salteadores.

No entanto, o que mais se comentava era que a finalidade primordial desta obra, sendo considerada, na época, uma espécie de segurança máxima, seria para prender Lampião.

O prefeito aplicava na construção cada centavo que recebia do governo estadual. Um certo dia, não se sabe a data com precisão, mas era nos dias de novena da padroeira Nossa Senhora da Penha, Lampião estava com um pequeno grupo arranchado em uma fazenda próximo da cidade, quando conversa vai, conversa vem, disseram-lhe estarem levantando uma cadeia para prendê-lo.

Quando anoiteceu, após a celebração da novena, uns vultos entraram no canteiro da obra e subiram nos tijolos amontoados, na areia, na meia parede, como se estivessem fazendo uma minuciosa fiscalização. Quando o dia amanheceu, os primeiros pedreiros que chegaram ao local, encontraram um bilhete entre as grades de uma das celas já prontas: " Prezado prefeito João Lucas: A cadeia está ficando muito bonita pra prender gente safada e ladrão de bode. Assina Lampião".

Do livro: Lampião, nem herói nem bandido, a história.
De: Anildomá Willans de Souza

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1150771915034751&set=gm.1764856173826886&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário