Seguidores

quinta-feira, 4 de maio de 2017

ENTENDENDO A HISTÓRIA DA MINHA FAMÍLIA

Jerdivan Nóbrega de Araújo

Entendendo a história da minha família /Capuxu / Nóbrega /Oliveira.

 (Foto dos pais de Joaquina (João Capuxu e Isabel), de Joaquina ainda jovem e seu filho João Oliveira meu avô) 

Minha bisavó materna, Joaquina Jesus de Oliveira Capuxu, filha do casal João José de Oliveira Capuxu e Izabel Maria De Jesus, nasceu no dia 20 de setembro de 1887, e foi batizada no dia 02 outubro de 1887 na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, Souza. 


O batismos se deu com 27 dias de nascida, o que abre nas minhas pesquisas uma dúvida: ela nasceu em Pombal ou em Sousa? Se ela nasceu em Sousa e seu pai era um próspero comerciante na cidade de Pombal, o que levou a esse parto a ser realizado na cidade vizinha? 

Se ela nasceu em Pombal, como eu acreditava até então, por que foi levada com 27 dias de nascida, em uma longa, arriscada e exaustiva viagem, para ser batizada naquela paróquia, quando Pombal era a sede da paróquia desde 1840?

Joaquina Jesus Capuxu casou com José Alves da Nóbrega com menos de 22 anos de idade, e sempre morou em Pombal, onde morreu e foi sepultada.

Em 20 de setembro de 2017 completam 130 anos do seu nascimento.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário