Seguidores

quinta-feira, 4 de maio de 2017

VAGABUNDA

*Rangel Alves da Costa

O que é a honra para quem vive se desonrando? O que é a moral para quem vive se desmoralizando? O que é o caráter para quem acostumou a viver se afundando na lama?
O que é a preservação do nome para quem tanto fez ou tanto fez que esteja na boca do povo ou mesmo nos segredos ao pé do ouvido? Para que se compraz em viver na devassidão?
Gente há que desde cedo envereda pelos caminhos do errado. Faz a primeira vez, a segunda, a terceira e assim por diante. Então se torna costumeiro que a lama seja sua moral.
Na verdade, aspectos como honra, moral, caráter, dignidade, pudor, respeito, já não tem a valia que antes, principalmente para quem gosta de preservar o avesso de tudo.
Se vivemos num mundo de perdição, pessoas existem que colocam o mundo perante seus pés e depois se afundam por desejo próprio. E no lamaçal se compraz em lodo.
Tanto homem como mulher faz assim. A desonra e o mau-caratismo não possuem distinção de sexo. Tanto existe homem vagamundo e imprestável como mulher vagabunda e imprestável.
Um homem vagabundo é a coisa mais nojenta que existe. Não menos nojento e asqueroso que saber que uma mulher se presta ao mesmo papel. E mais ainda por ser mulher.
E não só vagabunda na mais impura expressão da palavra. Mas também mentirosa, traiçoeira, ardilosa, cobra asquerosa que mansamente se embrenha pelos labirintos escuros.
Mas o que é mesmo ser vagabunda? Costumeiramente já se conhece pelo avesso comportamento.
Mas o que é mesmo ser vagabunda? Todo mundo sabe o que seja, eis que os comentários logo permitem o reconhecimento. Mas os dicionários também esclarecem a questão.

Vagabunda: Vadia (Dicionário Michaelis)

Vagabunda: “Aquela que possui modos de vida considerados amorais, embora não viva da prostituição”. (Dicionário Online de Português)
Vagabunda: “Mulher que se comporta de modo considerado devasso ou imoral. Piranha, vadia, vagaba”. (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)
Vagabunda: “Vadia. Mulher que gosta de ter muitos homens; puta; que dá facilmente; aquela que tu acha que está te dando bem comendo ela mas no fim das contas ela vai espalhar para todo mundo que te deu e tua namorada via ficar sabendo; a diferença de uma prostituta para uma vagabunda seria o ato de receber ao fim do ato sexual; aquela que não consegue segurar seus instintos sexuais”. (Dicionário informal)
Vagabunda: Puta, piranha, mulher fácil. (Dicionário popular).
Como visto, não precisa ser prostituta por dinheiro para ser vagabunda. É igualmente prostituta a vagabunda que faz a mesma coisa da puta e ainda deseja passar uma imagem de mulher honesta.
E alguns comportamentos podem apontar bem o que seja uma vagabunda. Mulher que usa redes sociais, principalmente o Messenger e o Whatsapp, para trair o namorado ou esposo com outros homens.
Mulher que se monstra a mais honesta do mundo, mas configura o Whatsapp para que o seu esposo ou namorado não veja quando foi visto pela última vez, é declaradamente vagabunda.
Mulher que usa sua página do Facebook para se erotizar, para chamar a atenção de seu corpo, como se ali fosse um álbum de garota de programa, também não passa de sórdida e descarada vagabunda.
Mulher que aceita todo tipo de macho como amigo no Facebook, com a intenção exclusiva de conversas reservadas pelo Messenger, caracteriza-se plenamente como vagabunda.
Como visto, vagabunda não é somente aquela que vive dando a um e a outro não, ou que vive arrumando macho por onde passa, mas principalmente aquela que se diz honesta e faz isso tudo.
E eu conheço uma que cuja vida de safada daria mil páginas de vagabundagem. E quem a avista pensa que é coisa que preste. Não vale um tostão furado.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário