Seguidores

sábado, 4 de novembro de 2017

EZEQUIEL FERREIRA VULGO "PONTO FINO"

Por José Romero de Araújo Cardoso

Amigo Mendes, boa tarde!

Parabéns pelo excelente artigo sobre Ezequiel Ferreira, vulgo "Ponto Fino".

Só uma ressalva. Ezequiel, irmão caçula de Lampião tinha boa pontaria. Foi ele o responsável pela morte de Raimundo Luiz, delegado, sub-prefeito e fundador da localidade de Cantinho do Feijão, hoje município de Santa Helena/PB. 

Lampião e Ezequiel Ferreira seu irmão caçula

O crime ocorreu quando do primeiro deslocamento do bando, intuindo atacar Mossoró, em maio de 1927. Pois, inicialmente estava previsto para o mês de maio a lousada investida sobre a capital do oeste potiguar. 

Lampião e o bando foram barrados na  localidade de Belém do Rio do Peixe, hoje município de Uiraúna/PB. O chefe da horda assassina descobriu ter sido ludibriado, pois as balas que lhes venderam estavam "chocas". Então, rumaram para Aurora/CE, a fim de refazerem-se do revés em terras do poderoso coronel Isaías Arruda.

Raimundo Luiz morreu defendendo o lugarejo. Ele era o pai do cordelista Raimundo Santa Helena, sendo que este poeta popular nasceu em seis de abril de 1926, contando poucos mais de um ano de idade quando do ataque do bando de Lampião à localidade paraibana, divisa com o Estado do Ceará.

Dona Rosinha viúva do desditado Raimundo Luiz, estava grávida. Lampião queria abrir o ventre da pobre mulher, para ver qual era a cara do filho de um "macaco de polícia". 


Não o fez em razão da oportuna intervenção de Jararaca, pois esse cangaceiro, martirizado em Mossoró a 19 de junho de 1927, mostrou-se agradecido à mulher marcada para morrer, devido à forma extremamente humanitária como foi tratado quando em leva de retirantes deslocava-se de Pernambuco em uma grande seca que assolou o Nordeste, talvez a de 1915 ou 1919.

A viúva de Raimundo Luiz suicidou-se no Rio de Janeiro, onde morava, na companhia do filho Raimundo Santa Helena e família, atirando-se do alto de uma cachoeira na floresta da Tijuca, quando ficou sabendo que Lampião teria uma estátua no topo da serra que enfatiza o topônimo atual do antigo termo de Villa Bela (hoje município de Serra Talhada, Estado de Pernambuco).

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário