Seguidores

domingo, 10 de março de 2019

QUANDO SE QUER ACHAR, SE ACHA.

Por José Mendes Pereira

O grupo "O Cangaço" administrado pelo pesquisador do cangaço Geraldo Júnior recebeu esta foto e algumas informações sobre a família de Massilon Leite, mesmo não sendo tantas informações para os estudiosos do cangaço, mas que vale igualmente a ouro. 

Leiam o que ele escreveu sobre esta sobrinha dos cangaceiros Pinga Fogo e Massilon

JOANA MARTINS ARAÚJO SOBRINHA DOS CANGACEIROS MASSILON E PINGA FOGO
Por Geraldo Júnior


Vamos lá, cabroeira...! Vamos parabenizar a nossa amiga pela atitude. Os amigos (as) vão chegando ao nosso grupo e vão trazendo novas imagens e informações que nos ajudam a conhecer um pouco mais sobre os envolvidos direta ou indiretamente na história do cangaço

Foi o que aconteceu recentemente aqui em nosso grupo com a chegada da amiga/membro JOANA MARTINS ARAÚJO filha do Sr. Fenelon Gomes de Araújo (Fenelon leite), e de Dona Joaquina Martins Lopes, que nos trouxe uma fotografia de seus pais que até então era desconhecida por todos (as) nós.
  


Perguntou  no facebook a Joana Martins Araujo sobre o cangaceiro Massilon Leite.

- Qual foi o seu paradeiro, D. Joana Martins Araujo

- Joana Martins Araújo respondeu:  

- Olha, sou filha do irmão caçula deles, a caçula de 14 irmãos, então não sei muito até o momento, o Geraldo e um senhor chamado irmão sabem mais do que eu. Tenho pessoas da família que sabem bastante. Desculpe por não saber informar.

Fenelon Leite (falecido) era irmão dos cangaceiros PINGA-FOGO e MASSILON LEITE que participaram do ataque à Mossoró/RN, promovido por Lampião e seu bando no dia 13 de junho de 1927, sendo Massilon um dos mentores do ataque.

FENELON LEITE (falecido) para quem não sabe era irmão do Cangaceiro PINGA-FOGO e de MASSILON LEITE que foi o principal instigador do ataque de Lampião à cidade de Mossoró/RN, ocorrido no dia 13 de julho de 1927.

Pouco tempo após o ocorrido Massilon Leite abandonou o cangaço e a partir de então vagas e incertas notícias sobre o seu paradeiro foram encontradas.

Meus agradecimentos à amiga/membro Joanamartins Araujo por ter nos fornecido essa preciosidade fotográfica que até então era conhecida apenas no ambiente familiar.

 
Joanamartins Araujo Este é meu tio José Leite irmão de Massilon Leite. Morei com ele, e os outros que aparecem na foto eu vou descobrir quem são. - Jose Tavares De Araujo Neto disse: Seu primo Valdecir Pereira, filho de Aurora, irmã de Massilon, disse-me que esta fotografia foi trazida de Imperatriz, MA, por Anésio Leite, outro irmão de Massilon. Nesta foto, ele identificou Manoel Leite e sua filha de nome Mista. Ele acha que este outro senhor é o esposo de Mista e seus filhos.

Espero que outras pessoas sigam esse exemplo e não deixem que esses materiais sejam destruídos com o passar do tempo.

Joanamartins Araujo perguntou: Quem é aquele com o cavalo? - Jose Tavares De Araujo Neto respondeu: É seu tio Anésio Leite, que localizou Pinga Fogo em Imperatriz? Aqui ficou um pouco confuso sobre quem pergunta e quem responde. Mas é um excelente trabalho. Valeu, Geraldo Júnior.

Joanaartins Araujo perguntou: Quem é aquele com o cavalo? - Jose Tavares De Araujo Neto respondeu: É seu tio Anésio Leite, que localizou Pinga Fogo em Imperatriz.

Vamos todos (as) juntos resgatar e preservar a memória dessas pessoas que testemunharam ou vivenciaram esse difícil período da nossa história chamado...

Fonte: facebook
Página: Geraldo Júnior
Grupo: O Cangaço

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário