Seguidores

quarta-feira, 31 de julho de 2019

JOÃO PEITUDO

por Marcos Borges.
Publicado em 2008 no Cariri Cangaço

João Ferreira da Silva; João Peitudo; suposto filho de Lampião. Aguçou-me de repente a vontade de escrever sobre esse personagem que ainda hoje assola o imaginário popular tendo em alguns caso uma defesa ferrenha a ponto de os argumentos não possuírem nenhum sentido. Lendo uma das melhores obras sobre o cangaço LAMPIÃO E O ESTADO MAIOR DO CANGAÇO; dos escritores cratenses Hilários Lucetti e Magerbio de Lucena, Pagina 182 que trata da morte de Ezequiel Ferreira e outros pormenores do irmão mais novo de Lampião, fala-se também da existência em Juazeiro do Norte da figura de João Peitudo.

No referido trabalho narra em suas linhas que o nosso personagem tinha realmente traços físicos com a família Ferreira do Pajeú das Flores com mais destaque ao suposto Pai. Porem, um pequeno fato tirou logo essa esperança do fato ser real; João Peitudo nasceu em 1942 nos Inhamus, no Ceara, quando se sabe que Virgulino teve seu encontro com a morte na madrugada de 28 de Julho de 1938.

Ivanildo Silveira, Marcos Borges e Lili Conceição

Mas ainda assim muitos dos defensores da paternidade se agarram a questão de que antigamente não se ligava em registrar o nascimento dos recém-nascidos com datas exatas, levando-se a crer que por descuido o mesmo teria sido registrado muito tempo após o nascimento. Os mitos são distorções de histórias verdadeira.

Então para terminar e acabar com as inúmeras manifestações daqueles que ainda se apegam a esse fato como um alicerce, foram realizados dois exames de DNA, onde se constatou que não era verdade. João Peitudo faleceu com 62 anos de idade, morte natural, no dia 26 de Junho de 2000, em Juazeiro do Norte.

Marcos Borges
Pesquisador, Caririaçu.CE


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário