Seguidores

segunda-feira, 8 de julho de 2019

ZÉ RUFINO - O MAIOR MATADOR DE CANGACEIROS DE TODOS OS TEMPOS.

Paulo Gil Soares (Esquerda) e Zé Rufino (Direita).

Temendo represálias da parte de Lampião por recusar acompanhá-lo, o então sanfoneiro José Osório de Farias o "Zé de Rufina", que entrou para a história do cangaço como Zé Rufino, decidiu abandonar a sanfona e a agricultura e se alistar na Policia Militar do estado da Bahia e a partir de então dar combate aos bandos cangaceiros. Zé Rufino nasceu no dia 20 de fevereiro de 1906 em Belmonte, atual São José do Belmonte no estado de Pernambuco. 

Comandou a Força Policial Volante que mais matou cangaceiros durante todo o ciclo do cangaço. Entre os cangaceiros mortos por Zé Rufino estão: 

- Azulão II 
- Barra Nova II 
- Canjica 
- Catingueira II (Cícero Garrincha) 
- Corisco (Cristino Gomes da Silva Cleto) 
- Maria Dórea (Maria Dora) 
- Meia-Noite (Possivelmente o quarto a usar a alcunha) 
- Mariano 
- Pai Velho 
- Pavão 
- Sabonete II 
- Zabelê II 
Zepellim 
- Entre outros. 

Foi um dos mais destacados militares na luta contra o banditismo/cangaceirismo do Nordeste. 

Faleceu no dia 20 de fevereiro de 1969, dia em que completava sessenta e três anos de vida, na cidade de Jeremoabo na Bahia, onde residia. 

Na fotografia registrada pelo fotógrafo Thomaz Farkas durante a gravação do documentário "Memória do cangaço" de Paulo Gil Soares (Esquerda), ocorrida no ano de 1964, aparece a direita o destemido e estrategista Tenente Zé Rufino, um dos volantes mais temidos e respeitados pelos cangaceiros e demais desordeiros daquela época. 

Geraldo Antônio De Souza Júnior


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário