Seguidores

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

ERA OU NÃO ERA EZEQUIEL FERREIRA IRMÃO DE LAMPIÃO QUE APARECEU EM SERRA TALHADA?

Por José Mendes Pereira
Ezequiel Ferreira da Silva

Vale lembrar ao leitor que o meu protesto é sobre os depoentes e não sobre os escritores e pesquisadores. Não tenho capacidade para contrariar o que eles escreveram ou escrevem.

É incrível e difícil de se acreditar sobre a aparição em Serra Talhada, no Estado de Pernambuco, no ano de 1984, um homem com aproximadamente 70 ou 80 anos dizendo ser o irmão mais novo de Lampião, o Ezequiel Ferreira da Silva, que ele dissera ao seu primo Genésio Ferreira que voltara à sua terra natal para fazer documentos em cartórios, porque nunca fora registrado como um cidadão brasileiro.

Ora essa! Lá em Serra Talhada era o verdadeiro ninho dos seus familiares isto é a família Ferreira, e por que ele só apareceu a este senhor chamado Genésio Ferreira, dizendo que era seu primo?  Ninguém mais parente deste, deu depoimentos a outros escritores e pesquisadores afirmando que tinha visto o Ezequiel Ferreira da Silva seu primo, tio, sobrinho ou outro parentesco qualquer, que poderia provar que o homem que se dizia ser irmão de Lampião, como sendo Ezequiel Ferreira da Silva, era mesmo seu parente em qualquer grau familiar.

Uma das provas que eu aponto que o homem (suposto Ezequiel) estava querendo aparecer, é que seu José Ferreira da Silva ou dos Santos jamais deixou um dos seus filhos sem registro de nascimento. Vejam que Virgolino Ferreira da Silva que era o 3º. Filho de seu José Ferreira e dona Maria da Purificação, nascido em 04 de junho de 1898, já era registrado em cartório, e por que o Ezequiel Ferreira da Silva não fora registrado que era o mais novo da família? Pura fantasia do depoente aos escritores e pesquisadores.

Segundo um artigo do escritor e pesquisador do cangaço Ângelo Osmiro que não é ele que diz, e sim informação de outra pessoa, aqui está o título e o link abaixo: “A MORTE DE EZEQUIEL FERREIRA (PONTO FINO) IRMÃO DE LAMPIÃO - http://blogdomendesemendes.blogspot.com/2015/07/a-morte-de-ezequiel-ferreira-ponto-fino.html

“(...)

No ano de 1984, surgiu em Serra Talhada no Estado de Pernambuco um senhor de idade avançada, hospedado na casa do Sr. Genésio Ferreira, primo de Lampião (e seu também), dizendo ser EZEQUIEL, e que teria ficado no grupo até julho de 1938, quando Lampião fez uma reunião (esta reunião foi feita na noite de 27 de julho que antecedeu à chacina aos cangaceiros), para comunicar aos companheiros (cangaceiros) que abandonaria o cangaço, e com ele, fugiram disfarçados: 


O cangaceiro Luiz Pedro

o próprio Ezequiel; Luiz Pedro e mais Félix da Mata Redonda, tendo Ezequiel permanecido no Estado do Piauí, enquanto Luiz Pedro e Lampião tomaram o destino de Goiás, onde esse teria morrido no ano de 1981”.


O cangaceiro Félix da Mata Redonda

As informações deste senhor aos escritores e pesquisadores inclui pessoas que não estavam lá na Grota do Angico no Estado de Sergipe, naquela madrugada de inferno para os que lá estavam, um deles é o Félix da Mata Redonda que se lá estava eu não tenho conhecimento, possa ser que eu esteja enganado, e ele próprio (Ezequiel) que nenhum remanescente do cangaço falou que ele estava lá. Não estava porque o Ezequiel verdadeiro já havia sido abatido no ano de 1931

O da esquerda é o suposto Ezequiel. o outro é o Ezequiel verdadeiro.

"Observem que a orelha do suposto Ezequiel Ferreira fica igual à boca. Já a orelha do Ezequiel Ferreira verdadeiro fica à altura do nariz, e bem mais alta do que a boca. 
Observem também que o Ezequiel verdadeiro não tem costeleta. 
Já o suposto Ezequiel Ferriera da Silva tem costeleta, muito embora, fina. 
Muito diferente um do outro". 

E veja que o suposto Ezequiel Ferreira da Silva mentiu bastante em dizer que Lampião o tirou do cangaço naquele ano de 1931, e como é que o Ezequiel aparece no cangaço estando na Grota do Angico até o dia 28 de julho de 1938?

Ninguém do cangaço isto é, os remanescentes do bando de Lampião não falaram isso a nenhum dos pesquisadores e escritores. Só este mentiroso diz uma barbaridade desta querendo aparecer como se fosse um ex-cangaceiro de Lampião, além do mais, como irmão do capitão.

Sobre Lampião em outro Estado do Brasil as datas do seu falecimento são diferentes.

Lembrando ao leitor que o que eu escrevi “exceto parte do que escreveu o pesquisador e escritor Ângelo Osmiro”, o meu não tem nenhum valor para a literatura lampiônica. É apenas as minhas inquietações como dizia o escritor Alcino Alves Costa.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário