Seguidores

quarta-feira, 3 de março de 2021

LOCAL ONDE FOI MORTO O CANGACEIRO JOÃO 22, O MAIS VELHO DOS MARCELINOS.

 Por José Francisco Gomes de Lima

Os marcelinos foram um bando de cangaceiros que atuaram no começo da década de 20. Assim como os Ferreiras, Antônio (esperança), Livino (vassoura), e Virgulino (Lampião). Os Marcelinos João Marcelinho (João 22), Manoel Marcelinho (Bom-de-veras) e Marcelino (Lua-branca) estes triunviratos desses 2 clãs deixariam seu Torrão Natal marcado para sempre.

A origem dos Marcelinos assim como as dos Ferreiras era pernambucana. A pouca literatura esmiuçada cita os Marcelinos sendo de origem de CARIRIZINHO-PE, porém está errado. Os Marcelinos nasceram todos no sítio vizinho chamado Fortalezinha ao lado de Caririzinho.

Estes cangaceiros diferentes de outros bandos não eram submissos a Lampião e tinham atuações independentes.

Os Marcelinos fizeram história no Cariri cearense assim como fizera antes o bando de João Calangro em 1877. Os Marcelinos comandados por Manoel Marcelino vulgo Bom-de-Veras, era muito temido e respeitado até mesmo por Lampião. Devido ao extremo domínio de liderança que Bom-de-Veras tinha perante o bando. isto fez com que Lampião se estranharsse algumas vezes com o líder dos Marcelinos. Como já diz o ditado (dois bicudos não se bicam).

Apesar de tudo Lampião não rejeitava a presença destes homens quando estava no Cariri cearense. Os Marcelinos junto com Lampião fizeram as seguintes ações:

: Estiveram em Juazeiro do Norte no dia 4 de março de 1926 na ocasião da famosa patente de Capitão de Lampião.

: Estiveram no sequestro de Davi Jacinto em VERDEJANTE-PE, no dia 9 de maio de 1926.

: Estiveram no massacre da família Giló na fazenda tapera FEORESTA-PÉ no dia 28 de agosto de 1926.

: Estiveram no combate da Fazenda favela no dia 11 de novembro de 1926.

: Estiveram no combate da Serra Grande em 26 de novembro de 1926.

: Esteveram no fogo da Fazenda ipueira dos Xavier no dia 3 de fevereiro de 1927.

Devido à importância que o bando dos Marcelinos estavam tendo naquele momento,

o governador do Estado do Ceará José Moreira da Rocha sentindo pressionado pelas lideranças locais que estavam sofrendo por demais pela atuação do bando dos Marcelinos, convoca o Tenente José Antônio da Cuã para comandar uma volante cearense para fazer perseguição ao bando dos Marcelinos.

Logo após o fogo de Serra Grande Bom-de-Veras, o líder dos Marcelinos foi morto na fazenda minadouro em Serrita Pernambuco. O responsável pela morte de Bom-de-Veras formalmente foi o tenente Zé Antônio. Mas, as pessoas do tempo notaram que bom-de-veras tinha morrido com um tiro na nuca e só foi encontrado morto três dias depois, ou seja um capanga matou ele pelas costas. Considerando que se Zé Antônio tivesse mesmo matado bom-de-veras ele teria pelo menos arrancado as orelhas do mesmo.

O bando dos Marcelinos contava sempre com 15 a 20 homens e quando Bom-de-veras morreu a liderança do bando ficou sob o comando de João 22. João 22 foi um bom Líder durante quase um ano no comando. No ano de 27 o bando esteve presente em muitos mandados do coronel Isaías Arruda de Figueiredo. Inclusive tem quem fale que eles estiveram em Mossoró no Rio Grande do Norte quando o bando liderado por Lampião invadiu aquela cidade.

Todo começo tem um fim.

No dia 20 do dezembro de 2020 eu fui até o local onde os marcelinos se acabaram.

Um lugar onde o Cangaço dos marcelinos se encerraria chama-se BAIXA DAS CACIMBAS em Jardim-CE. O fim do bando deu-se no final de 27 quando João 22 estava com um bando na nascente da Baixa das Cacimbas. Eles estavam debaixo de uma imensa árvore chamada visgueira. Ainda hoje no local existem Palmeiras furada de balas.

O Bruno estava bem calmo e não Desconfiava que a volante de Zé Antônio estava chegando devagarzinho assim como João Bezerra fizera contra Lampião na grota do Angico em 1938. Com uma intensa fuzilaria o bando foi surpreendido onde não deu tempo de uma reação imediata. João 22 foi o primeiro a tombar e vários integrantes do bando ficaram feridos incluindo o seu irmão mais novo Lua Branca. Com muita dificuldade o banda conseguiu fugir deixando o corpo de João 22 furado de bala ali mesmo no coito.

Depois do ataque da volante de Zé Antônio João 22 foi amarrado em um pau e levado para cidade de Barbalha-Ce onde foi recebido por festejos e até rojões de Fogos foram soltos. Zé Antônio ainda não satisfeito por ter abatido apenas um de muitos decidi da outra investida no bando que restou . Dias depois ele volta ao lugar baixa das Cacimbas e segue os rastros dos cangaceiros e como obra do destino ele descobre o coito aonde Lua Branca estava escondido com mais três Cabras.

Lua Branca é capturado junto com Pedro Miranda, João Gomes é Joaquim Gomes, de lá eles foram levado a cadeia de Barbalha onde foi internado ao bando o cabra menoel toalha e todos foram fuzilados no dia 5 de Janeiro de 1928.

E foi assim que acabou os marcelinos.

:por José Francisco Gomes de Lima.

Fonte: Lampião e o estado maior do Cangaço- Hilário lucett - Margébio Lucena.

Pesquisa e arquivos:José Francisco Gomes de Lima.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário